saneamento basico
Tijolo ecológico

Isotermas de Langmuir e Freundlich da Adsorção de Zinco por resíduos da Construção Civil Cerâmicos

Resumo

Metais pesados, como o zinco (Zn), são compostos inorgânicos poluentes de corpos hídricos presentes em efluentes de origem industrial como a mineração e, em altas concentrações, podem causar diversos impactos ao meio ambiente. Além disso, os metais são poluentes acumulativos, isto é, uma vez expostos ao ambiente, eles serão acumulados na cadeia trófica prejudicando a qualidade ambiental e afetando toda a cadeia alimentar do bioma. A técnica da adsorção está sendo estudada e empregada com maior frequência para a remoção destes metais presentes nos efluentes. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar resíduos da construção civil cerâmico (RCCC), um material alternativo, na adsorção do metal Zn. O estudo foi dividido na etapa de caracterização e análise do material; ensaios em batelada para analisar os parâmetros tempo de equilíbrio, pH e granulometria do material para otimização dos parâmetros cinéticos e avaliação da adsorção em coluna de leito fixo. Os parâmetros de otimização obtidos nos ensaios de adsorção em batelada foram: pH 7,15, tempo de 8 horas na granulometria de 2,0 a 4,0 mm que irão contribuir para a maior capacidade de adsorção para ensaios em escala real. A capacidade de adsorção máxima obtida no método de Langmuir foi de aproximadamente 0,116 mg/g. Concluiu-se que a adsorção ocorreu em monocamada e em condições heterogêneas de forma coexistente.

Autor: André Afonso Borges de Souza.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Concessão Saneamento Itaú de Minas

Concessão do saneamento de Itaú de Minas já tem interessadas

Pelo menos duas empresas de saneamento do setor privado manifestaram interesse na concessão do serviço em Itaú de Minas, no Sul do Estado, durante a etapa de consulta pública, concluída em 21 de janeiro deste ano. As empresas são a Cristalina Saneamento e a Orbis Ambiental, que também disputou a licitação do serviço em Alpinópolis, cidade da mesma região e de tamanho similar a Itaú.

Leia mais »
Serviços de Coleta de Lixo

Mais de 90% dos brasileiros contam com serviço de coleta de lixo

Os serviços de coleta de lixo, direta ou indireta, beneficiavam 90,9% dos brasileiros em 2022, segundo dados do Censo 2022 divulgados na sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa mostra que 82,5% dos moradores têm seus resíduos sólidos coletados diretamente no domicílio por serviços de limpeza.

Leia mais »
Risco Ambiental Fármacos Esgoto

Avaliação de risco ambiental de fármacos e desreguladores endócrinos presentes no esgoto sanitário brasileiro

Este estudo investigou a ocorrência, remoção e impacto na biota aquática de 19 contaminantes de preocupação emergente (CEC) comumente reportados no esgoto brasileiro bruto e/ou tratado. Para 14 CEC (E1, E2, EE2, GEN, DCF, PCT, BPA, IBU, NPX, CAF, TMP, SMX, CIP, LEV), sua presença em esgoto tratado apresentou um alto risco ambiental em pelo menos 2 dos 6 cenários de diluição considerados.

Leia mais »