saneamento basico

Revestimento de conexões em junta chumbo por Sistema CR Flexer

Resumo

A Sabesp quando assumiu as redes de água e de esgotos da capital, no ano de 1973, recebeu toda a malha de tubulações implantadas até aquele momento e, a partir dali continuou expandindo essa malha. Quanto às tubulações de água, tanto adutoras como redes de menor diâmetro, foram assentadas utilizando-se o que chamamos de junta chumbo.

Devido à idade dessas redes e devido, muitas vezes, ao cobrimento insuficiente ocorrido pelos novos traçados viários, ao trânsito mais pesado e intenso (ônibus e caminhões), as juntas dessas tubulações sofrem movimentação acima de um certo limite e culmina em vazamentos de água com grandes pressões. Para a execução do conserto desses vazamentos a ação era rebater o chumbo.

Além disto as tubulações com o tempo apresentam corrosão por oxidação e com isto há comprometimento de folgas de montagem. Esse fenômeno é agravado com as constantes vibrações e movimentações, bastante comum em estruturas como estas, que operam sob ruas ou pistas. Este sistema também tem a finalidade de fornecer bloqueio suplementar em conexões junta chumbo e outros sistemas que estejam sujeitas as mesmas condições de operação.

Autores: Rudnei Domingos Souza; Anilson Lino Calhordo; Luciano Darros; Luis Alberto Rodrigues e Maurício Cesar do Nascimento.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »