Legislações Reúso de Água
Legislações quanto ao reúso de água no Brasil
A tentativa em favor da sustentabilidade da água vem sendo abordada constantemente, a fim de minimizar os efeitos antrópicos conscientes de desperdício e escassez.
Dentre diversas alternativas, o reuso da água se faz um caminho inteligente, que na maioria das vezes pode ser adotada em residências e afins.
Outrora, o seu mau gerenciamento pode vir a resultar risco para a saúde humana, quando não apresentado norteio aos praticantes.
Com isso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar por meio de autores da contemporaneidade norteadores recorrentes a validação desta prática, visto que, ainda nos dias de hoje não se tenha uma normatização efetiva a nível federativo para o desenvolvimento e implemento do reuso da água.
A discussão apresenta categorias aplicáveis e estabelecimentos máximos de padrões para a qualidade da água reutilizada em esfera federal e sub federal, contudo, nota-se que sua grande maioria orienta de forma sistêmica apenas os recursos hídricos, existindo uma carência na elaboração de exercícios normativos determinantes a reutilização.
Quando apresentado, analisou-se que quase sempre, os valores para o padrão de qualidade da água de reuso são proeminentes considerando o atual cenário socioeconômico, o que resulta na hesitação da população trivial, tanto por falta de entendimento técnico, quando pelo fator do custo resultante.
Autora: Marieli Barbosa dos Santos.