saneamento basico

Avaliação do processo de leitura dos dados de arquivos de texto com faturas de energia elétrica emitidas para a Sabesp

Resumo

A Sabesp vem realizando desde 2016 a leitura automática das faturas de energia elétrica de algumas distribuidoras. Por ser uma empresa focada na sustentabilidade de seus processos, esse cadastro eletrônico tornou-se relevante tanto pela praticidade e confiabilidade quanto pela possibilidade de abandonar a recepção de faturas em papel no futuro. Atualmente, já são disponibilizados para a Sabesp arquivos de texto com as faturas da Enel, Elektro e Energisa, sendo que há particularidades para cada distribuidora. Após 3 anos da implantação dessa tecnologia, é feita nesse trabalho uma análise das suas características e uma mensuração do impacto que ela teve na empresa.

Introdução

A Sabesp é uma empresa de economia mista responsável pelo saneamento básico de grande parte do Estado de São Paulo. A gestão da empresa é feita de modo descentralizado, com foco em bacias hidrográficas.

Para a operação da empresa, a Sabesp conta com um grande número de instalações elétricas, aproximadamente 7540, que são atendidas por 15 distribuidoras de energia. A energia elétrica consumida pela Sabesp é expressiva e os gastos são altos. Em 2018, o gasto foi de R$ 945 milhões.

Por isso, é de extrema importância que seja feita uma boa gestão do uso da energia da empresa, bem como dos seus gastos. Tais gastos podem impactar a revisão tarifária da empresa e envolvem a administração de dinheiro público. Ou seja, a gestão de energia da Sabesp está relacionada não somente à sustentabilidade ambiental, mas também à saúde financeira da empresa e aos gastos da população e do Estado com o saneamento básico.

Por isso, é necessário coletar dados sobre o uso da energia da Sabesp. Esses dados geram informações sobre consumo, gastos, períodos de leitura, impostos etc. Essas informações são utilizadas para a verificação da coerência das cobranças distribuidoras de energia, início de um processo de pagamento das faturas e gestão de energia da empresa.

Esses dados a princípio são obtidos das faturas de energia elétrica emitidas pelas distribuidoras. Para organizar a coleta desses dados, é usado sistema de gestão de energia, chamado de GEL.
Atualmente, as faturas são enviadas em papel para a Sabesp e a digitação dos dados ocorre manualmente. Os dados exibidos nessas faturas são determinados pela ANEEL e tendem a seguir um padrão. Ainda assim, há grande variação de leiautes entre as distribuidoras. Isso acaba tornando o processo de leitura, interpretação e digitação dos dados das faturas um processo relativamente complexo.

Para que facilitar esse processo de coleta de dados, foi implementada pela Superintendência de Tecnologia de Informação(CI) juntamente com o Departamento de Gestão de Energia(TOG) a leitura de arquivos de texto com os dados das faturas. Algumas distribuidoras disponibilizam para a Sabesp as faturas emitidas no formato de arquivo texto, o qual é utilizado para o cadastro automático das faturas no sistema de gestão de energia (GEL).

Essa carga automática, além de dinamizar o processo de digitação de faturas, aumenta a confiabilidade das informações e abre caminho para que o recebimento de faturas em papel seja totalmente abandonado.
Hoje, a Sabesp já realiza a carga de faturas das distribuidoras Elektro, Energisa e ENEL. Há planos para a leitura dos dados das faturas/arquivos das distribuidoras do Grupo CPFL e EDP.

Autor: Vinícius Oliveira Pinheiro Machado.

baixe-aqui

Últimas Notícias: