saneamento basico

Mapeamento da mudança da temperatura de superfície na região do Pontal do Paranapanema nos últimos 30 anos

RESUMO

Ações antrópicas provocam alterações na dinâmica natural da paisagem, como variações no clima e no uso da terra. A temperatura da superfície da terra (Land Surface Temperature – LST) é um dos principais parâmetros físicos dos processos de superfície terrestre. A importância do LST está cada vez mais reconhecida e há um forte interesse em desenvolver metodologias para medir o LST do espaço, utilizando plataformas orbitais, como, por exemplo, a série Landsat. Este trabalho testa se houve mudança na LST na região do Pontal do Paranapanema a partir da LST registrada pela série de satélites Landsat nos últimos 30 anos. Inicialmente adquirimos imagens orbitais dos satélites Landsat5 TM e Landsat8 OLI e, em seguida, extraímos o valor de LST das mesmas. Na sequência, avaliamos a variação da LST na área de estudo. Constatou-se uma correlação entre a variação da LST e o tipo de uso e cobertura da terra. Áreas de malha urbana, pastagem, agricultura, vegetação e cursos d’água mostraram discrepâncias na temperatura ao serem comparadas entre si. No Pontal, verificou-se variações de 5°C da LST média, entre as temperaturas de máxima e mínima. Concluímos que as variações de temperatura estão associadas com a dinâmica de uso da terra.

 

Autores: Rosana Amaral Carrasco; Lucas Prado Osco; Rejane Ennes Cicerelli; Paulo Antônio Silva; Ana Paula Marques Ramos.

Artigo Completo

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »