saneamento basico

Modelagem hidrológica da bacia do riacho fundo no distrito federal, utilizando o modelo SWAT

Resumo

O foco desta pesquisa foi contribuir na gestão dos recursos hídricos e para o conhecimento da bacia hidrográfica do Riacho Fundo, um dos afluentes do lago Paranoá. Para o estudo do comportamento hidrológico da bacia hidrográfica foi utilizado o modelo SWAT. A análise do comportamento hidrológico foi feita para o período de 2009 a 2013. Realizou-se uma analise de sensibilidade com os parâmetros que influenciam no tocante vazão e com intermédio dessa avalição, foi feita a alteração do valor de alpha_bf, que mostrou melhor adequabilidade a bacia em estudo. Para avaliar a eficiência do modelo utilizou-se o Nash e R², foram comparadas as vazões simuladas com as vazões observadas, a simulação resultou nos valores 0,61 e 0,71, respectivamente, que demonstram representatividade satisfatória das condições reais da bacia. A fim de avaliar o desempenho do modelo calibrado na bacia hidrográfica do Riacho fundo, realizou-se uma simulação com a alteração no manejo do solo da região em estudo e esta simulação que apresentou um adensamento populacional gerou menores níveis de vazão durante a época da seca, porém, não houve alterações significativas nos níveis de vazão no período de cheia.

Introdução

Atualmente, o Distrito Federal defronta sua maior escassez hídrica e a população encara um severo racionamento hídrico. Buscando atender a crescente demanda de água no abastecimento público do Distrito Federal e regiões do entorno, autoridades estudam estratégias para aumentar a disponibilidade hídrica para atender a população, incluindo a implantação de novos sistemas produtores de água. O Lago Paranoá será um destes novos sistemas, e recebe além de águas naturais, os esgotos sanitários tratados e águas pluviais urbanas de Brasília. Sabendo que o Lago Paranoá é um ambiente lêntico a importância de conhecer a qualidade da água de seus afluentes mostra-se bastante relevante, logo, optou-se por estudar o comportamento hidrológico da bacia do Riacho Fundo.

Para a simulação do comportamento hidrológico da bacia do Riacho Fundo utilizou o modelo SWAT. O SWAT é um modelo de simulação do comportamento das bacias hidrográficas, o seu desenvolvimento teve como objetivo prever e avaliar os efeitos do manejo e das mudanças no uso do solo sobre os recursos hídricos, analisando os impactos das alterações no uso do solo sobre o escoamento superficial e subterrâneo, incluindo a geração de estimativas relacionadas à produção de sedimentos (FERRIGO, 2011).

Este estudo teve como objetivo, aplicar o modelo SWAT para a simulação de vazão na bacia do Riacho Fundo, realizar a análise de sensibilidade e calibração, simular dois diferentes cenários de uso do solo para analisar e comparar os dados de vazão.

Autores: Amanda do Nascimento Ferreira; Jéssica Sousa da Silva; Carlo Renan Cáceres de Brites e Sara Ferrigo.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »