saneamento basico

A utilização da energia solar, e seu impacto na economia

Resumo

Com a ampliação do mercado ao consumidor, em termos de disponibilidade cada vez maior de produtos e a facilidade em obtê-los, é natural que o uso excessivo de recursos naturais torne as quantidades dos mesmos deficitária. Essa relação inversamente proporcional gerou a necessidade da ampliação e aplicação de novas fontes de energia renováveis o qual leve o planeta para um desenvolvimento sustentável como forma de impedir a escassez destes recursos. Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto econômico, a curto e a longo prazos, em decorrência do uso da energia solar, sendo esta, uma energia limpa e sustentável, que vem tendo uma importância cada vez maior nas últimas décadas. Para esse estudo, onde é baseado em uma análise bibliográfica exploratória, de artigos e trabalhos acadêmicos, nas principais bases de dados, identificando as vantagens da utilização da energia solar em termos de sustentabilidade (ambiental, econômico e social).

Introdução

Desde que o capitalismo se tornou o sistema econômico vigente a competição foi um dos melhores modos encontrados para alavancar este sistema (CANIATO, RODRIGUES, 2012). Esta competitividade impulsionou a sociedade e suas instituições a procurar uma constante inovação, crescimento e desenvolvimento em todos os seus setores, sejam eles econômicos, sociais ou tecnológicos; isto acelerou as comunicações, reduziu as distâncias, aumentou a produção e o consumo (FADEL, MORAES, 2005). No entanto, a concorrência por muito tempo não teve, sobre si, qualquer barreira
imposta, o que ocasionou por muito tempo no consumo desenfreado de recursos naturais, gerando um imenso déficit que, apesar de ter sido identificado há algum tempo, é apenas na modernidade que vem sendo tratado como uma grande barreira a ser resolvida. No século XXI, a energia se tornou primordial em todos os setores e, graças às novas preocupações, esta fonte energética deve ser questionada com relação às suas vantagens e desvantagens de aquisição e consequentemente seu impacto no meio ambiente e na economia. O estudo em questão aborda a inovação pautada no uso da energia solar, que vem adquirindo forma nos últimos anos e ganhando espaço em diversos setores, mas em especial o setor industrial que possui a maior necessidade energética da sociedade e como tal necessita averiguar constantemente as fontes de seus recursos.

A implantação da energia limpa e sustentável nos diversos setores, principalmente nas empresas, vem se tornando cada vez mais necessária e executável, visto que, atualmente a exigência, tanto por parte dos colaboradores, quanto por parte dos clientes, por este tipo de energia vem apenas aumentando (SILVA. et al., 2008) e ainda, a mesma, foi eleita como a maneira mais barata de gerar eletricidade atualmente (IEA, 2020); diante deste cenário a energia solar vem com grande força, em questão de aprovação, como sendo uma energia limpa, sustentável, que garante um futuro retorno econômico, enfim, cada vez mais viável.

Autores: Agatha de Almeida Santos, Francisco Ignácio Giocondo Cesar

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: