saneamento basico
Patógenos Solo Água Reúso

Decaimento de patógenos (indicadores de Escherichia coli e Salmonella spp.) no solo devido a utilização de água de reúso

Patógenos Solo Água Reúso

Resumo:

Primeiramente a água de reúso é definida como a reutilização de águas provenientes de efluentes tratados. E requer segurança sanitária para evitar danos à saúde ambiental.

O objetivo foi avaliar o decaimento de bactérias (Escherichia coli e Salmonella spp.) em solo irrigado com água de reúso, visando o reúso agrícola sem causar danos à saúde pública e ambiental.

Portanto o decaimento de Escherichia coli foi verificado utilizando o método de Membrana Filtrante. E o de Salmonella spp. foi utilizado o meio de cultura SS AGAR. As curvas de decaimento ao longo do tempo foram feitas pelo programa Sigmaplot.

Segundo cada grupo experimental tinha 4 vasos (grupo irrigado com água de reúso e outro com água potável) sendo dois vasos contendo cobertura vegetal e dois contendo apenas solo. Nos cultivos irrigados com água de reúso, o tempo de sobrevivência de Salmonella spp. foi o dobro em comparação aos demais, e a sobrevivência da Escherichia coli não variou entre os grupos.

Em suma os vasos com solo nu irrigados com água de reúso sem contaminação mostraram um decaimento da Salmonella spp. mais rápido. Mas para o reúso agrícola a rega deve ser por gotejamento e com a utilização de equipamentos de proteção individual. Pois é fundamental a criação de legislação nacional, prevenindo danos à saúde pública e ambiental.

Autores: Natasha Berendonk Handam ; Rodrigo Bezerra da Silva2 ; Elvira Carvajal ; Adriana Sotero-Martins.

LEIA NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Blindagem Valas Estroncas Flexíveis

Sistema de Blindagem de Valas com Estroncas Flexíveis

Para a execução de trabalhos neste tipo de ambiente, o sistema de Blindagem de Vala Europeu tem características técnicas desenvolvidas para atender aos requisitos da execução de obras em locais densamente urbanizados, com foco na preservação do meio ambiente e estruturas adjacentes.

Leia mais »