saneamento basico

Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibano

Resumo

Saber como a comunidade escolar pensa sobre os problemas ambientais é a forma de desenvolver estratégias para combatê los. O objetivo do presente trabalho foi diagnosticar a percepção ambiental sobre os resíduos sólidos de docentes e discente de uma escola pública do Agreste da Paraíba, através de questionário e observação participante. Sobre o conceito de educação ambiental, 40% (n=10) dos docentes têm visão generalista e 60% afirmou trabalhar a questão, apesar de tais atividades não terem sido observadas. Os docentes apresentaram confusão entre os conceitos d e lixo e resíduos sólidos. 90% dos alunos (N=52) relacionou o ‘lixo’ com algo ruim e 67% afirmou que a escola tem coleta seletiva, apesar de não ser observado. A escola demonstrou desconhecer a problemática dos resíduos sólidos.

Introdução

Ao longo da sua existência , o ser humano tem sido responsável por grandes e rápidas mudanças ambientais (SOARES et al .., 2007). Uma dessas mudanças tem sido a produção exacerbada de resíduos sólidos (RS), impulsionada pela produção de bens de consumo para atender as necessidades dos padrões de vida da sociedade. Essa produção de RS de forma descontrolada e cada vez mais crescente tem gerado diversas consequências socioambientais (MUCELIN; BELLINI, 2008). Os resíduos sólidos tem sido um problema crônico do atual modelo de desenvolvimento econômico, baseado na produção, no consumo e no lucro. Na maioria das vezes essa tríplice não leva em consideração a importância dos recursos utilizados na produção e os resíduos gerados pelo consumo exacerbado.

A produção de RS é intrínseca a existência humana (FADINI; FADINI, 2001). Diante disso, é necessário buscar alternativas de convivência com essa condição estabelecida. Além de se pensar em novas formas de tecnologias que auxiliem nas formas de disposição e tratamento desses resíduos, sendo necessário investir massivamente na educação, a fim de propor mudanças nos hábitos de consumo, conscientizando a sociedade do descarte adequado, e dos problemas socioambientais gerados quando não é dada a devida importância aos resíduos.

Um caminho de atingir a população quanto a sua participação nas questões ambientais e na geração de resíduos sólidos é através da educação. O ambiente educacional proporciona diversas transformações no indivíduo, que muitas vez es não são derivadas de um grande feito, mas de iniciativas simples e contínuas do dia a dia (FICAGNA; ORTH, 2010). Diante disso, é essencial que a escola desperte no aluno a capacidade de compreender e atuar no mundo em que vive.

Autoras: Andrea Amorim; Maristela Oliveira e Denise Dias.

baixe-aqui

Últimas Notícias: