saneamento basico

Qualidade de vida e percepção ambiental dos moradores de comunidades rurais em São Luís (MA)

Resumo

A reflexão sobre percepção ambiental é uma ferramenta para a Educação Ambiental e para as políticas públicas relacionadas ao meio ambiente. Através da percepção ambiental são estabelecidas as relações de afetividade do indivíduo para com o ambiente, possibilitando identificar as formas precisas em que essa educação possa sensibilizar e trabalhar as dificuldades ou dúvidas que os envolvidos possam vir a ter em relação às questões ambientais. Este trabalho objetivou investigar a percepção ambiental dos moradores das comunidades Inhaúma e Igaraú, localizadas na Zona Rural de São Luís (MA), assim como delinear os principais problemas socioambientais das comunidades. Para tal foram aplicados 117 questionários semiestruturados em residências escolhidas aleatoriamente. Foram observados que as más condições de infraestrutura e pouco acesso ao saneamento básico é uma realidade no dia-a-dia dos moradores das comunidades estudadas. E que políticas voltadas à conscientização ambiental pode ser uma solução imediata para melhoria da qualidade ambiental das comunidades.

Introdução

A percepção ambiental pode ser definida como sendo uma tomada de consciência do ambiente pelo homem, ou seja, o ato de perceber o ambiente que se está inserido, aprendendo a proteger e a cuidar do mesmo (MALAFAIA; RODRIGUES, 2009). O conhecimento da percepção ambiental de determina- dos grupos possibilita a elaboração de ações de conscientização voltadas a cada realidade (FAGGIONATO, 2009).

Cada indivíduo percebe o ambiente, reage e responde a este de forma diferenciada e individual. As respostas ou manifestações daí decorrentes são resultado das percepções (individuais e coletivas), dos processos cognitivos, julgamentos e expectativas de cada indivíduo (VILLAR et al., 2008). Desta forma, o estudo da percepção ambiental é de suma importância para a melhor compreensão das relações que os seres humanos estabelecem com os locais nos quais habitam, ou seja, suas expectativas, satisfações e insatisfações, julgamentos e condutas (ZAMPIERON et al., 2003; FAGGIONATO, 2009; SANTOS et al., 2017).

Sabe-se que as questões ambientais têm se tornado cada vez mais urgentes, principalmente nas últimas décadas, seja pelas mudanças provocadas pela ação do homem na natureza ou pela resposta que a natureza dá a estas ações (HAUBRICHT; FIORINI, 2014). Existe uma crescente preocupação de estudos relacionados às análises ambientais, particularmente no que se refere às intervenções da sociedade na natureza (BRUNA, 2004 apud SANTOS et al., 2017).

Autores: Lara Rita Albuquerque Camara; Debora Danna Soares da Silva; Layse Lorena Neves Sales; Darlann Weskley Sousa Silva e Eduardo Mendonça Pinheiro.

Artigo Completo

Últimas Notícias: