saneamento basico

PRRP – Plano Regional de Reposição de Pavimento

Resumo

O presente trabalho trata de Plano desenvolvido no Polo de Manutenção para melhoria do serviço de reposição de pavimento executado após as manutenções nas redes e ramais de água e esgoto. O Polo está situado em uma região nobre com grande quantidade de pisos especiais e com clientes bastante exigentes. O plano consistiu em um estudo detalhado dos motivos das principais reclamações e as ações que deveriam ser tomadas para mitigar cada um dos motivos, utilizando ferramentas da qualidade como diagrama de Pareto, 5W2H e PDCA chegou-se a um plano de ação que permitiu grandes melhorias no processo.
O trabalho resultou em uma série de ações que levou a uma redução de mais de 60% das reclamações dos clientes referente a reposição nos canais primários da empresa.

Introdução

Desde 2007 o Polo de Manutenção realiza mensalmente análise de seus indicadores em reunião de Análise Crítica do Desempenho Global, em junho de 2016, desmembrando a Reunião de Análise Crítica feita na área passou-se a realizar reunião de análise crítica em sua Célula de Planejamento para verificar o andamento dos indicadores e identificar oportunidades de melhoria em consonância ao Planejamento Operacional da Unidade de Negócio – UN.

Verificou-se que entre os Objetivos Operacionais – OO da UN o que a Célula tinha maior influência era o OO 02 – Atingir 92% de satisfação dos clientes em relação aos serviços de manutenção prestados pela contratada. E, embora o indicador na OC já estivesse acima de 90%, o grupo decidiu estuda-lo com mais profundidade e verificar se havia algo que o grupo pudesse fazer para alavancar ainda mais o indicador.

Estudando o indicador e utilizando outros como o Índice de Reclamação e as reclamações que entraram no último ano nos canais VIP, ouvidorias e imprensas verificou-se que uma das lacunas onde a Célula poderia atuar era na recomposição do pavimento após a conclusão dos serviços.

Diante dessas conclusões o grupo deu início a prática batizada de PRRP – Plano Regional de Reposição de
Pavimento.

Autores: Regiane Garcia; Roberto Teruya; Darci Rodrigues dos Santos; Antônio Márcio dos Santos e Valdevan Vieira da Silva.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos

Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos?

Os projetos de Engenharia desempenham um papel essencial na preparação das grandes cidades para períodos de chuvas intensas. Na Grande São Paulo, obras de drenagem e intervenções em infraestrutura urbana contribuem para reduzir os impactos causados pelos temporais e ampliar a proteção de comércios, moradias e vias públicas.

Leia mais »