saneamento basico

Avaliação do Potencial Energético de Resíduos Agroindustriais

Resumo

A biomassa vegetal constitui um grande potencial para o aproveitamento energético, por ser um material renovável e de baixo custo. Neste contexto, observa-se que o uso de biomassa como fonte de energia vem se intensificando no Brasil, merecendo destaque o uso dos resíduos agroindustriais. Para uma utilização mais adequada e valorização destes resíduos é necessário o conhecimento de suas propriedades químicas que influenciam diretamente nas propriedades energéticas dos biocombustíveis. As principais propriedades químicas da biomassa para fins energéticos são dadas pela análise imediata e pelo poder calorífico superior (PCS). O objetivo do presente trabalho foi avaliar o potencial energético dos resíduos agroindustriais por meio da análise imediata e do PCS. Os resíduos avaliados foram a casca de soja, casca de amendoim, bagaço de cana-de-açúcar, bagaço de sorgo sacarino e resíduo do processamento de tomate, os mesmos foram comparados com serragem de Pinus sp. e Eucalyptus saligna. Os ensaios de PCS e análise imediata foram realizados conforme as normas ASTM. A partir dos resultados verificou-se que os valores para o PCS dos resíduos variaram de 18,418 a 24,844°MJ°kg-1, quanto a análise imediata, os valores determinados no ensaio de materiais voláteis e teor de carbono fixo foram semelhantes aos encontrados para os resíduos de madeira de pinus e de eucalipto. Dentre os resíduos agroindustriais estudados o que obteve destaque foi o resíduo do processamento de tomate devido seu elevado PCS. Porém, todos os resíduos indicaram viabilidade técnica do aproveitamento para fins energéticos.

Introdução

O Brasil é o terceiro maior produtor agrícola do mundo, no ano de 2018 o país produziu mais de 1 bilhão de tonelada de insumos agrícolas, consequentemente gerando uma grande quantidade de resíduos agroindustriais, passíveis de serem utilizados energeticamente, despertando interesse como alternativa aos combustíveis fósseis para a geração de energia.

Dentre os vários tipos de biomassa vegetal, o bagaço de cana-de-açúcar constitui a principal biomassa obtida na forma de resíduo agroindustrial. As regiões Sul e Sudeste do Brasil possuem o maior potencial de geração de energia a partir de biomassa devido à alta concentração de plantios florestais e de cana-de-açúcar.

Autores: Maria Fernanda Felippe Silva, Nicole Santos da Silva, João Vítor Felippe Silva, José Cláudio Caraschi, Carlos Manuel Romero Luna, Cristiane Inácio de Campos, Ronaldo da Silva Viana.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »