saneamento basico

Implantação de procedimentos de gestão de qualidade de dados de cadastro técnico na diretoria metropolitana

Resumo

O BDG – Banco de Dados Geográficos da Sabesp representa todos os ativos georreferenciados da empresa e serve de base para o SIGNOS – Sistema de Informações Geográficas no Saneamento e uma série de outras aplicações na empresa. A gestão e governança desses dados é fundamental para a qualidade das análises efetuadas com esses dados espaciais, que por sua vez são indispensáveis para uma série de processos de negócio da empresa.

Introdução

O SIGNOS (Sistema de Informações Geográficas no Saneamento), aplicação de SIG (Sistema de Informações Geográficas) corporativa da Sabesp, foi implantado em dezembro de 2005, na área da Diretoria Metropolitana. Foi o produto final do Projeto GIS, cuja história na companhia remonta a meados da década de 90 e que, se começou a se tornar realidade em 2003, com sua inclusão no escopo das atividades da segunda fase do Programa de Despoluição do Tietê – PDT.

Em termos funcionais, o SIGNOS foi desenvolvido na plataforma GE Smallworld®, tendo tido diversas funcionalidades especialmente desenvolvidas e customizadas para o negócio da Sabesp, permitindo a edição gráfica do cadastro de redes (substituindo as ferramentas CAD) consultas espaciais, geração de mapas temáticos, relatórios, exportações de dados, etc.

Com ele a Sabesp, na área da Diretoria Metropolitana, passou a contar com um banco de dados geográfico (BDG) contendo informações georreferenciadas de seus ativos de negócio, tais como os cadastros de redes de distribuição de água, de redes de coleta de esgotos, adutoras, coletores-tronco, interceptores, instalações, reservatórios, faixas de servidão e domínio, além do seu cadastro comercial de clientes. Todas estas informações foram lançadas em uma base cartográfica georreferenciada gerada a partir de um levantamento aerofotogramétrico, com uma área de restituição de mais de 2.500 Km², executado em 2003 especialmente para esta finalidade.

O BDG é alimentado por diversos processos: empreendimentos, vendas, engenharia de operação de água e esgotos e etc. em suas 261 tabelas (objetos), cada uma delas com até 50 atributos. Vários desses objetos são alimentados por processos diferentes, operados por atores diferentes, tanto próprios quanto terceiros. Os dados precisam ser verificados em termos de aderência das informações ao modelo de dados do BDG, topologia, completude, precisão e checagens de negócio. Isso é feito por softwares especializados que executam testes e publicam seus resultados em arquivos e relatórios, de modo que as áreas da empresa que são responsáveis pelos dados possam atuar nos mesmos.

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