saneamento basico

Produção de cloro in loco elimina os riscos do transporte e armazenamento em ETA

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Chlorum Solutions garante o fornecimento de cloro 24 horas/dia e 365 dias/ano para estações de alta capacidade e em condições de consumo extraordinário.

 

Chlorum

 

O cloro é um produto indispensável para o tratamento da água, no entanto, um dos maiores problemas enfrentados por empresas desse segmento é o transporte e armazenamento do cloro liquefeito, devido à sua alta toxicidade.

Pode ser usado como um agente alvejante nas indústrias têxtil, de papel e celulose. A indústria química usa o cloro para manufatura de vários produtos químicos, e além disso, é importante para a fabricação de plásticos como o PVC, herbicidas, inseticidas, produtos farmacêuticos, fibras sintéticas, fibras ópticas e borracha sintética.

Também é usado para a purificação de água como agente bactericida, e é utilizado em pequenas quantidades na preparação de misturas padrão para aferição de instrumentos para controle ambiental.

 

O transporte do cloro tem diversos riscos

  • Perigos físicos e químicos: O cloro tem grande afinidade química com muitas substâncias. Pode reagir com a maioria dos elementos e compostos orgânicos, em alguns casos com explosão. Em temperaturas elevadas reage violentamente com metais. Entra em combustão em contato com o aço a 250°C.
  • Perigos específicos: A água reage com o cloro formando soluções de Ácido Clorídrico e Hipocloroso que são extremamente corrosivos. Reagem violentamente com metais e compostos orgânicos.
  • Efeitos ambientais: Derramamentos ou vazamentos em sua forma líquida ou gasosa poluem os cursos d’água e a flora havendo a degradação da área atingida através da queima da vegetação. Polui ainda o ar através dos vapores liberados prejudicando fortemente a fauna, podendo ser fatal dependendo da concentração e do tempo de exposição.

Chlorum Solutions

Sabendo das problemáticas envolvendo o transporte, manuseio e armazenamento do cloro liquefeito, a Chlorum Solutions teve sua primeira planta instalada dentro da ETA Gavião da CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará em 2014, localizada em Fortaleza-CE. A produção de cloro in loco eliminou a necessidade de transporte e estoque de cloro gás que era enviado de Recife, a 800km de distância de Fortaleza.

Chlorum_2

O processo de produção consiste na reação de eletrólise da salmoura (solução de cloreto de sódio e água), que forma o gás cloro (Cl2), hidrogênio (H2) e soda cáustica (NaOH). As reações subsequentes entre estas moléculas dão origem a outros produtos que a empresa comercializa:

  • Cloro gás (apenas no local sob forma de água superclorada);
  • Soda cáustica;
  • Hipoclorito de sódio;
  • Ácido clorídrico;

Chlorum_3

Antes dessa solução da Chlorum instalada na planta, o cloro chegava na CAGECE por caminhões tanque de 18 toneladas e era preciso ficar estocado sob pressão. Agora o cloro em estado gasoso, apenas produzido, é injetado diretamente na água. Desta forma, deixaram de existir os riscos relativos à compressão, transporte e manuseio deste insumo.

Para Alfredo Kerzner, CEO da Chlorum Solution “A ideia é estar perto de nossos clientes para evitar os riscos no transporte e armazenamento do cloro liquefeito. Isso reflete na logística do transporte reduzindo assim as emissões de CO2, reduz os custos do tratamento de água, oferece segurança no fornecimento e auxiliam no desenvolvimento regional gerando novos empregos. Também usamos tecnologia de membrana, livre de resíduos tóxicos”.

Para maiores informações, entre em contato com a Chlorum.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Últimas Notícias: