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Proposta de gestão de resíduo da disciplina de química para engenharias

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Resumo

As experimentações são fundamentais para o entendimento da teoria em química. Isso não é diferente para um acadêmico em engenharia. Com isso, na cadeira de química geral, são de suma importância as práticas para os acadêmicos em engenharia poderem compreender melhor a teoria da química. Mas ao longo do tempo, percebeu-se que, nas práticas de química geram-se resíduos, alguns prejudiciais ao meio ambiente. A proposta desse trabalho é realizar o levantamento dos reagentes e dos resíduos gerados no laboratório de química geral bem como sugerir possíveis soluções para estes resíduos. No total são 37 turmas, com 24 alunos nelas, separados em duplas e para cada turma são 12 kits preparados por turma ao longo das 11 práticas realizadas no ano. Nesse contexto, o presente trabalho tem a proposta mostrar a importância do gerenciamento dos reagentes e resíduos produzidos em laboratório didático de química, pois assim pode-se encontrar uma solução para esse problema descoberto nos levantamentos dos dados, com o intuito de mostrar que uma simples mudança poderá prejudicar menos o meio ambiente, sem perder a qualidade da aprendizagem dos alunos.[/vc_column_text][vc_column_text]

Introdução

No atual cenário, a maior parte dos segmentos da sociedade vem cada vez mais se preocupando com a questão ambiental. As Universidades não podem mais sustentar esta medida cômoda de ignorar sua posição de geradora de resíduos, mesmo porque esta atitude fere seu papel de avaliar os impactos causados por outras unidades geradoras de resíduo fora dos seus limites físicos. Assim, gestão de resíduos vem ganhando um espaço crescente no meio acadêmico. O desenvolvimento da consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade mundial acaba por envolver também o setor da educação, mas ainda não acontece na pratica efetivamente. Na visão de Careto e Vendeirinho (2003), as Universidades e outras Instituições de Ensino Superior precisam praticar aquilo que ensinam. Enquanto as universidades são frequentemente vistas como instituições estagnadas e burocráticas, outras instituições demonstraram ser capazes de, pelo menos, iniciar o caminho da sustentabilidade.

Assim, este trabalho tem como objetivo revelar a importância do gerenciamento dos reagentes e resíduos no ambiente acadêmico. Isso acontecerá com o levantamento dos compostos consumidos e produzidos em três práticas no laboratório: Medidas em Química: Massa e Volume, Estequiometria e Ácidos e Bases. Aliado a isso, com base nos dados obtidos será fornecido uma proposta para solucionar um determinado resíduo para comprovar a importância da gestão de resíduos.[/vc_column_text][vc_column_text]

Autores: Daniel Moraes Ramos Studart e Cristiane Pinto Oliveira.

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