saneamento basico

Abordagem sistemática de projeto cartográfico para a análise da qualidade ambiental de bacia hidrográfica

Resumo

Estudos sobre a qualidade ambiental de uma bacia hidrográfica são dependentes do levantamento e análise das características do meio físico da área. Este é um processo que requer a elaboração de produtos cartográficos; uma tarefa complexa, sobretudo, tratando-se de mapas temáticos, por não haver convenções cartográficas pré-definidas. O objetivo desse trabalho é apresentar uma abordagem sistemática de projeto cartográfico, para auxiliar na produção de mapas temáticos usados na análise da qualidade ambiental de bacia hidrográfica. A concepção metodológica apresentada é resultado da junção da literatura disponível sobre projeto cartográfico para mapeamento topográfico com as teorias da Semiologia gráfica e linguagem cartográfica. Como análise empírica, fez-se um estudo de caso na bacia do rio Pirapozinho, Estado de São Paulo. Um total de 10 mapas temáticos foram produzidos para analisar os aspectos do meio físico da área, como pedologia, declividade e uso e cobertura. Conclui-se que a metodologia aplicada facilita desenvolver um raciocínio sistêmico sobre as questões de projeto e construção de mapas. O projeto cartográfico, ao ser dividido em etapas de projeto de composição geral e projeto gráfico, permite um melhor controle do processo de comunicação cartográfica. Recomenda-se o uso dessa abordagem na produção cartográfica de suporte a diversos estudos ambientais, como de monitoramento, preservação ou recuperação de bacias hidrográficas.

Introdução

O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) adota a bacia hidrográfica como uma unidade de gerenciamento de recursos hídricos e, a partir disso, propõem a divisão do Brasil em 12 regiões hidrográficas com a Resolução nº 32, de 15 de outubro de 2003 (Brasil, 2003). A partir dessa subdivisão, programas e projetos têm sido organizados nas escalas de bacias, sub-bacias e microbacias hidrográficas. Um desses programas é o lançado pelo Ministério do Meio Ambiente, em 2003, e executado através de sua Secretaria Executiva, denominado de Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas em Situação de Vulnerabilidade e Degradação Ambiental. O objetivo é recuperar, conservar e preservar as bacias em situação de vulnerabilidade ambiental, por meio de ações permanentes e integradas que promovam o uso sustentável dos recursos naturais, a melhoria das condições socioambientais e a melhoria da disponibilidade de água em quantidade e qualidade para os diversos usos (Brasil, 2012).

Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma abordagem sistemática de desenvolvimento de projeto cartográfico que auxilie na produção de mapas temáticos usados na análise da qualidade ambiental de bacia hidrográfica. A abordagem de realizar projeto cartográfico para atender a demanda da construção de produtos cartográficos de referência é bastante comum. Todavia, há uma lacuna na literatura quando se considera o desenvolvimento de p rojeto cartográfico para atender a demanda de estudos ambientais. Essa lacuna constitui a principal motivação desse trabalho que é a necessidade do estabelecimento de procedimentos que indiquem como realizar um projeto cartográfico, em etapas, que viabilize a produção de mapas temáticos eficazes, isto é, mapas que forneçam informações claras e acuradas ao usuário. A partir disso, formula-se a questão investigada nesse trabalho: “a combinação da literatura especializada em projeto cartográfico para mapeamento topográfico, tal como apresentado nas obras de Keates (1973, 1989) e da Sociedade Suíça de Cartografia (SSC, 1975), com a de Semiologia Gráfica (Bertin, 1983) e Linguagem Cartográfica (Bos, 1984; Maceachren, 1994, 1995; Dent, 1999; Slocum, 1999), que apresentam proposições de soluções para a simbologia em mapas, contribui com o processo de projeto e a produção cartográfica necessária quando da análise da qualidade ambiental de bacia hidrográfica?”.

Autores: Ana Paula Marques Ramos; Bruno Magro Rodrigues; Lucas Prado Osco e Patricia Alexandra Antunes.

Artigo Completo 

Últimas Notícias: