saneamento basico

Análise de viabilidade econômico para ações de controle e redução de perdas de água na distribuição

Resumo

Vazamentos de água em sistemas de distribuição de água potável são responsáveis por impactos financeiros, ambientais e na credibilidade da empresa operadora dos serviços de saneamento. Investimentos financeiros e de tempo são necessários para manter índices adequados de vazamentos. No intuito de estabelecer uma estrutura analítica para o desenvolvimento de projetos acerca do gerenciamento de perdas, o presente trabalho tem como objetivo apresentar estrutura de análise de viabilidade econômica de ação projetada para gerenciamento de pressão em sistema de distribuição de água potável no município de São José dos Campos (SP). Neste sentido, são apresentados resultados (i) da aplicação da ferramenta de Balanço Hídrico na análise de perdas de água e (ii) da simulação hidráulica para avaliação das melhoras na pressão na rede. Principalmente, é dada atenção a avaliação econômica por meio de simulação de Monte Carlo para apoio da tomada de decisão quanto a viabilidade do projeto proposto

Introdução

Sistemas de distribuição de água tratada (SDAT) necessitam de constante manutenção para manter sua eficiência. Dentre as principais fontes de ineficiência a perda de água por vazamentos se destaca por acarretar desperdício de recurso natural e financeiro. No sentido de mitigar tais ineficiências pode-se aplicar uma gama de ações que atingem o problema de vazamentos em diferentes níveis: (i) pesquisas por vazamentos, (ii) substituição de tubulações e ramais, (iii) setorização e (iv) gerenciamento de pressão.

Dentre estas ações, o gerenciamento de pressão é aplicado em setores munidos de monitoramento, abastecimento conhecido e controlado, também chamado de Distrito de Medição e Controle (DMC). Trata-se da instalação de equipamentos e adequação da rede de distribuição que permitam o controle da pressão da água na rede, aproveitando-se da relação que ocorre entre a alta pressão nas tubulações e a vazão de água vazamentos.

O subsetor de abastecimento de água estudado caracteriza-se pela topografia irregular, com variação de cota altimétrica superior a 50 metros, elevada ocorrência de reparos em rede e ramais e índices de perdas de água altos. Concomitantemente, por estar localizado no limite da rede de distribuição de água do município abastecido, este setor opera próximo ao limite de sua capacidade de suprimento de água em períodos de grande consumo. Dado este contexto, o subsetor foi escolhido como estudo de caso para planejamento e desenvolvimento de ações de mitigação de perdas de água, visando principalmente a diminuição da vazão perdida, seguida de aumento da segurança de abastecimento do setor.

Este trabalho desenvolve-se em três principais etapas: (i) diagnóstico do SDAT quanto as perdas de água, (ii) projeto técnico de intervenção, (iii) análise de viabilidade econômica.

Autores: José Geraldo da Fonseca Júnior; Candace Quezia Andrade Vasconcelos; Diego Felipe de Souza; e Jorge Maurício Sanabria.

baixe-aqui

Últimas Notícias: