saneamento basico

Remoção de metais pesados de efluentes utilizando líquidos iônicos: uma revisão

Resumo

Ao observar os processos industrias em geral, vê-se que, ambientalmente falando, muitos são falhos. Porém, sabe-se no entanto, que para que se tenha eficiência e elevada produtividade, na maioria dos casos é necessário que se faça os tratamentos industriais ambientalmente tóxicos na confecção dos produtos, sendo necessário, portanto, métodos de tratamento de resíduos que sejam eficazes, para que os materiais tóxicos presentes em efluentes e resíduos não contaminem nem prejudiquem a vida e o planeta. A legislação brasileira possui políticas de tratamento e destinação de resíduos e efluentes que, propõem métodos de tratamentos e locais de descarte adequados, mas, ainda existem muitas melhorias a serem feitas nesse sentindo. Desenvolver novos métodos de tratamento e remoção de poluentes que sejam eficientes e ambientalmente amigáveis é de fundamental importância, principalmente quando se considera resíduos contaminados com metais pesados, uma classe de poluentes altamente contaminante e tóxica aos seres humanos e meio ambiente em geral. Muitos estudos sugerem que os líquidos iônicos, classe de solventes caracterizados como verdes, possuem elevado potencial adsorvente, mostrando que, quando aplicado sozinho ou em pré-tratamento em materiais de adsorção, são eficientes na remoção de metais pesados de meios residuais.

Introdução

Aspectos poluidores e a química ambiental são assuntos comuns na química e engenharia atualmente. As indústrias e os pesquisadores buscam a melhoria dos processos a fim de reduzir a geração de resíduos e materiais contaminantes ao longo dos processos de fabricação.

Entende-se que por geração de resíduos fala-se automaticamente de materiais gerados ao longo de determinados procedimentos que possuem características ambientalmente não amigáveis, e, desta forma, é necessário aplicação de tratamentos para eliminação ou recuperação de determinados componentes tóxicos presentes no meio em questão, e, sabe-se que esses métodos de recuperação e tratamento de efluentes e resíduos, principalmente quando os mesmos possuem elevados níveis de toxicidade são caros. Existem empresas que são focadas exclusivamente ao tratamento de resíduos, e elas cobram justamente em função da composição dos mesmos, uma vez que quanto mais carregado o efluente está, mais difícil de recuperá-lo a níveis que comportem as exigências de despejo estabelecidas pela legislação.

Estudos e melhorias dos métodos de tratamento de resíduos e efluentes são, portanto, necessários, pois assim pode-se estabelecer métodos de tratamentos mais eficazes e menos custosos, e o desenvolvimento do uso de novos materiais classificados como “verdes” é um caminho interessante a se seguir. Um exemplo disso são os líquidos iônicos, classe de materiais classificados como ambientalmente amigáveis e com características de adsorção amplas devido às suas características moleculares.

Autores: Natália Ambrósio; Júlia Lisboa Bernardi; Rogério Dallago e Marcelo Luis Mignoni.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: