saneamento basico

Reuso de águas negras através da bacia de evapotranspiração – BET

Resumo

O trabalho foi desenvolvido visando o tratamento das águas provenientes dos vasos sanitários por meio da tecnologia Bacia de Evapotranspiração – BET, que foi implantada para atender a república de estudantes do Centro de Formação Dom José Rodrigues do IRPAA, localizada em Juazeiro – BA, com o objetivo de propriciar a disseminação dessa tecnologia para outras comunidades rurais, tendo em vista um ambiente salubre, a preservação ambiental e produção agroecológica. A BET é um sistema retangular impermeabilizado, contendo um túnel (câmara anaeróbica) e composto por camadas distintas formando um filtro, contendo solo na sua superfície para o cultivo de plantas. Sua implantação ocorreu nas seguintes fases: estudos e pesquisas relacionados ao assunto, construção da tecnologia e o cultivo de fruteiras. Este conjunto de ações possibilitou vasto aprendizado e resultando no sistema alternativo de tratamento de água das descargas dos banheiros beneficiando positivamente o meio ambiente e as pessoas.

Introdução

O saneamento básico refere-se a um conjunto de medidas técnicas, infraestruturas e serviços, tendo em vista tornar o meio ambiente sadio à vida humana preservando a natureza. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o saneamento básico abrange abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos, drenagem de água das chuvas. Há ainda que enquadre o controle de vetores de doenças.

Aproximadamente 2,6 bilhões de pessoas no mundo não utilizam um sistema de fossa séptica ou têm acesso a uma latrina ou saneamento conectado a uma rede pública de esgoto com tratamento, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS/UNICEF (2010). No Brasil, o governo federal lançou uma meta que pretende universalizar o saneamento básico nos próximos 20 anos (2014 a 2033) abrangendo o campo e cidade. Para o alcance desta proposta, será necessário ter por base a lei 11.445/07, que estabelece as diretrizes para o saneamento básico.

Autores: Clérison dos Santos; Ildemar Alcantara; André Azevedo; Júlio Cézar de Almeida; Júlio César Novais e Victor Leonam Aguiar.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »