Reutilização do concreto como contribuição para a sustentabilidade na construção civil

Resumo

Este estudo tem a finalidade de demonstrar a viabilidade do concreto reciclado como material alternativo e eficaz utilizado na construção civil, ao passo que contribui efetivamente para a sustentabilidade. A realização da pesquisa foi feita através da realização da revisão bibliográfica em autores que já discorrem e pesquisaram sobre o tema. Após a realização dos estudos, conclui-se que a utilização do agregado reciclado de concreto é viável, pois além de não comprometer as propriedades essenciais para as obras, contribui para a redução de resíduos da construção e demolição o que resulta em menor produção e descarte inadequado no meio ambiente, sendo uma possibilidade para contribuir para a sustentabilidade.

Introdução

O setor da construção civil é dos maiores setores responsáveis por grande parte dos problemas que afetam e degradam o meio ambiente pois gera uma grande produção e geração de resíduos sólidos todos os dias. A geração destes resíduos sólidos, em sua maioria, são descartados de forma clandestina, em lixões a céu aberto, o que prejudica e degrada o meio ambiente. (TEODORO, 2011).

Além da geração e produção exacerbada de resíduos sólidos, existe ainda os resíduos que tem em sua constituição elementos sintéticos e também perigosos, tanto ao meio ambiente, quanto à saúde humana, devido à incorporação de inovações tecnológicas no dia-a-dia.(FERNANDES; AMORIM, 2014).

No Brasil, estima-se que a geração de resíduos advindos da construção civil sejam em torno de 68 x 10 t/anoe é responsável por consumir de 15 a 50% dos recursos naturais, sendo assertivamente, o maior gerador de resíduos na sociedade contemporânea.(FERNANDES; AMORIM, 2014).

Concomitante ao processo de geração de resíduos advindos da construção civil, existe o descarte inadequado e sem a devida preocupação com a destinação final. Em sua maioria, os resíduos são descartados de forma clandestina e ilegal no meio ambiente. (FERNANDES, 2015).

Autores: Uende da Silva Barbosa; Pedro Emílio Amador Salomão; Guilherme Taroni Lauar e Paulo Toledo Ribeiro.

baixe-aqui

Últimas Notícias: