saneamento basico
SP PPP Recuperar Rios

SP Águas participa de reunião do Condesb e reforça apoio técnico ao Plano Regional de Macrodrenagem da Baixada Santista

Plano Regional Macrodrenagem SP

A presidente da SP Águas, Camila Viana, e o diretor Anderson Esteves participaram, na manhã desta quarta-feira (25), da reunião Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), ao lado do Secretário de Governo do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, que representou o governador Tarcísio de Freitas no encontro.

Um dos focos da reunião foi a apresentação da contratação para a elaboração do Plano Regional de Macrodrenagem da Baixada Santista (PRMBS), que a AGEM executará com recursos do FEHIDRO e acompanhamento técnico da SP Águas.

O evento aconteceu no Rocket Sea Clube, em São Vicente. Também esteve presente o Secretário Estadual da Saúde, Eleuses Paiva.

Plano contra alagamentos e prevenção diante das mudanças climáticas.

Plano Regional Macrodrenagem SP

A Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), composta por nove municípios, enfrenta desafios históricos relacionados à drenagem urbana. Ocupações desordenadas, influência de marés, dinâmica costeira e, mais recentemente. Os efeitos das mudanças climáticas têm agravado a frequência e a gravidade dos alagamentos na região.

O PRMBS surge como resposta a esse cenário, com o objetivo de estruturar, de forma integrada, ações de drenagem urbana capazes de reduzir vulnerabilidades e garantir maior resiliência climática. A Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM) fará a contratação, com apoio técnico da SP Águas. O Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) financiará o projeto, cujo investimento está estimado em R$ 6 milhões.

Fonte: SP Águas.

Últimas Notícias:

Se você confunde drenagem com dragagem, você não está sozinho

Se você já viu uma rua alagada após uma chuva forte ou ouviu falar que um porto “perdeu profundidade”, provavelmente está diante de situações que envolvem drenagem ou dragagem. Os dois termos são parecidos, aparecem juntos em conversas sobre infraestrutura e meio ambiente — e é justamente por isso que costumam gerar confusão.

Leia mais »
El Niño Armadores temem demora nas dragagens e nova crise na Amazônia

El Niño: Armadores temem demora nas dragagens e nova crise na Amazônia

Cerca de R$ 300 milhões teriam sido gastos pelo governo federal em dragagens emergenciais nas hidrovias da Amazônia nos últimos três anos. O problema, segundo armadores e operadores logísticos da região. É que boa parte dessas intervenções chegou tarde demais, quando a seca já havia produzido seus efeitos mais severos e os rios começavam a recuperar seus níveis. Agora, em ano de super El Niño, o setor teme a repetição desse roteiro.

Leia mais »