saneamento basico
Sustentabilidade em uma universidade tecnológica brasileira

Compromisso com a sustentabilidade em uma universidade tecnológica brasileira: um estudo de caso

Sustentabilidade em uma universidade tecnológica brasileira

Resumo

Instituições de ensino superior (IES) têm integrado constantemente práticas sustentáveis em suas operações. Apesar desses esforços na implementação, vários desafios devem ser superados a fim de que a sustentabilidade seja alcançada. Faltam estudos que investiguem o desenvolvimento sustentável na educação superior, porém os esforços de uma universidade especializada têm sido pouco analisados em detalhes.

Este manuscrito aborda o caminho rumo à sustentabilidade percorrido por uma universidade tecnológica privada brasileira. A universidade é uma das mais tradicionais e antigas da região, com foco em engenharia, computação e negócios.

Os dados de 2019/2020 sobre consumo de energia e água e geração de resíduos sólidos para o campus da universidade foram discutidos e comparados com indicadores GreenMetric. Sendo assim, os dados também foram analisados por um referencial teórico composto por 6 dimensões.

Desafios foram identificados e ações corretivas foram propostas para transformar a universidade em um campus mais verde. Dessa forma, mesmo durante a pandemia da COVID-19, a instituição manteve ativos os projetos de sustentabilidade, alguns dos quais premiados internacionalmente.

No entanto, este estudo revela que, embora o desenvolvimento sustentável seja considerado muito importante para as IES e para a sociedade, este conceito ainda não está totalmente inserido nas estratégias, atividades e políticas da universidade.

Autores: Gabriela Scur e Dário Henrique Alliprandini.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: