Ecoinovação: implementação da tecnologia de biodigestores com desempenho ambiental

Resumo

O tratamento de resíduos e a geração de energia a partir da biomassa produzida em agroindústrias é assunto de interesse de políticas ambientais. A busca por zero emissões de gases, reduzindo efeitos nocivos ao meio ambiente, passou a ser encarada não apenas como uma obrigação, mas também como fonte de vantagem competitiva. Este artigo busca identificar os resultados ambientais obtidos a partir da implementação de uma tecnologia de biodigestores em fecularias. Para tanto, utilizou-se a análise exploratória em três estudos de casos. Os dados foram coletados por meio de observação e entrevista estruturada aplicada em indústrias processadoras de mandioca. Para elaborar o roteiro da entrevista, foram selecionados na literatura quatro grupos de modelos de indicadores ambientais gerando um quadro resumo dos indicadores. Os principais resultados deste estudo foram obtidos avaliando a tecnologia do biodigestor nas empresas analisadas, a partir de indicadores ambientais encontrados na literatura. As principais conclusões deste trabalho sugerem que a implementação dos biodigestores gera resultados com desempenho ambiental, social e econômico positivos, tais como diminuição da queima de combustíveis fósseis, redução de custos e não emissão de gás metano para atmosfera.

Introdução

A dificuldade em manter o equilíbrio do meio ambiente e, aumentar a qualidade de vida da população mundial é um objetivo acompanhado de riscos e desafios, conforme metodologia do Global Reporting Initiative – GRI (2006).

Nesse sentido, a difusão de políticas ambientais em empresas brasileiras vem recebendo grande atenção em razão das exigências de regulamentações cada vez mais severas e interesse do consumidor, mas também devido a oportunidades de vantagem competitiva em relação à redução de custos. Conforme o Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE (2008), além de cumprir com as normas legais, a política ambiental de uma empresa deve contemplar compromissos com o desempenho ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais.

A sustentabilidade, portanto, está voltada para aspectos ambientais, sociais e econômicos. Neste artigo são abordados de forma direta os aspectos ambientais e, indiretamente os outros dois pilares da sustentabilidade. O desafio central deste artigo foi, então, aprofundar a discussão socioambiental da tecnologia de biodigestores, especificamente a possibilidade e a viabilidade do uso dessa tecnologia como fonte alternativa de produção de energia elétrica a partir do biogás nas fecularias.

Autores: ELIANA CUNICO; JOSIANE BARBOSA GOUVEA e WESLEY RICARDO DE S. FREITAS.

baixe-aqui

Últimas Notícias: