saneamento basico

Tecnologia com biofiltros capazes de controlar odores para diversas tipologias industriais

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Dentre os processos biológicos de tratamento de odores, os biofiltros, em suas mais diversas configurações, apresentam alta eficiência.

O processo se utiliza da ação de microorganismos presentes no meio filtrante que metabolizam os compostos odorantes, orgânicos voláteis e contaminantes inorgânicos. A partir do monitoramento e controle das propriedades dos gases de entrada e do crescimento biológico do meio, ocorre uma rápida e completa biodegradação dos poluentes e gases odorantes com excelente relação custo x benefício.

Os biofiltros podem ser adotados em estações de tratamento de efluentes, elevatórias de esgotos, indústrias químicas, gráficas, de borracha, farmacêutica, petroquímica, de alimentos, de bebidas, de plásticos e pintura, entre outros.

A eliminação de odores e poluentes gasosos nos biofiltros é resultado de combinações complexas de diferentes fenômenos físicos, químicos e biológicos. Os contaminantes e nutrientes necessários ao crescimento devem estar presentes no meio a ser tratado. Os vapores poluentes e oxigênio são transportados aos biofiltros por convicção forçada, o que gera a interface de transferência de massa. O equilíbrio é atingido de tal forma que a resistência à transferência da fase gasosa é anulada.

Na próxima etapa, os contaminantes gasosos dissolvidos no meio podem ser assimilados pelas células – biofilme -, sejam eles odorantes ou poluentes.

pruner

Tecnologia e eficiência – PRUNER

A Pruner projetou, forneceu e instalou um sistema de tratamento de odores biológico para uma fábrica de proteínas e gelatinas. O sistema capta os gases gerados no depósito de matéria prima, processos de produção e na estação de tratamento de efluentes.

A vazão dos gases com odores é de 34.300 Nm3/h sendo os compostos odorantes presentes: gás sulfídrico a concentração e 2500 ppmv; Mercaptanas a concentração de 48 ppmv; e compostos orgânicos voláteis a concentrações de 35 ppmv.

pruner

O sistema opera em dois estágios: tratando por meio de bactérias específicas e selecionadas inoculadas no meio suporte PrunerSorben os gases e odores presentes na corrente gasosa.

A eficiência do sistema é de 99,8%, ou seja, para a concentração de entrada de 2500 ppmv de H2S, o sistema Pruner reduziu biologicamente 2495 ppmv de H2S.

pruner

Medição de Eficiência = 99,4%

Se houvesse a necessidade de 100% de eficiência poderia ter sido acrescentado mais uma etapa no processo.

O sistema de tratamento de odores e gases da Pruner opera de forma biológica sem a necessidade de produtos químicos ou perigosos.

A Pruner oferece soluções inovadoras que compõem projetos, equipamentos e instalações.

Entre em contato: [email protected]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »