saneamento basico
Bom Despacho Concessão Saneamento

Tratamento biológico de efluentes sanitários em ETE mista

Tratamento biológico ETE Mista

Resumo

Consoante a eminente necessidade de utilização de água no meio agrícola,otratamento e reutilização dos efluentes mostra-se uma alternativa econômica combenefícios socioambientais.

Para tanto, este trabalho tem por objetivo avaliar a eficiência de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na redução da DQO5,20, DBO, coliformes termotolerantes e totais, e turbidez e a partir destes resultados verificar a adequação do efluente para reúso agrícola.

A ETE consiste em: tanque séptico, tanque de microalgas, reator anaeróbio de fluxo ascendente, wetlands e pontos de coleta para monitoramento.

O tanque de microalgas utiliza a espécie, Desmodesmus subspicatus,e as wetlands utilizam a espécie Zantedeschia aethiopica.

Tratamento biológico ETE Mista

Para monitoramento da ETE foram analisados o oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica, turbidez, DQO, DBO5,20, nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, sódio e coliformes totais e termotolerantes.

Foi possível observar aumento dos elementos sódio, potássio, cálcio e, consequentementeda condutividade elétrica, ocorrência atribuída à pedra britada utilizada no preenchimento do reator anaeróbio e wetlands. A eficiência da ETE para os demais parâmetros atinge 90%, incluindo a remoção de nitrogênio e fósforo pela ação das microalgas.

Autor: Pulschen, A.A.1 ; Gomes, M.P.M.*1 ; Urbano, V.R.1 ; Bastos, R.G.1 ; Souza, C.F.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Caesb Sistema de Saneamento

Caesb investirá R$ 3,2 bilhões em melhorias até 2029

O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Luis Antonio Reis, participou do programa CB.Poder, parceria do Correio Braziliense e da TV Brasília, nesta quarta-feira (12). Ele tratou de assuntos como os planos de investimento da empresa, que totalizam R$ 3,2 bilhões em obras até 2029. O foco das melhorias está em três áreas principais: redução de perdas de água, setorização do fornecimento de água e conversão de gás metano em energia.

Leia mais »
Aterro Sanitário Mata Atlântica

“Solução” de Pimentel para aterro sanitário vai eliminar 100 mil metros de Mata Atlântica

A entidade de proteção ambiental Ação Ambiental anunciou que vai mover uma ação civil pública contra o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), que é presidente do Conresol (Consorcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos), a prefeitura de Fazenda Rio Grande, agentes públicos e a empresa Estre Ambiental, que opera o aterro sanitário na cidade da região metropolitana, por causa do corte de aproximadamente 100 mil metros de Mata Atlântica para expansão do aterro.

Leia mais »