saneamento basico
Tratamento de Efluente Têxtil

Tratamento de Efluente Têxtil com o Uso do Processo UV-C/H2O2

Tratamento de Efluente Têxtil

Resumo:

Nos últimos anos, a indústria têxtil tem se dedicado a reduzir o consumo de água em seus diversos processos, especialmente no beneficiamento e tinturaria, que respondem por aproximadamente 90% do consumo total do setor.

Esforços mais intensos têm sido direcionados para essa área, visando modificações nos processos de beneficiamento e a substituição de equipamentos mais antigos, o que possibilita uma redução significativa no consumo de água.

Segundo o estudo do uso da radiação ultravioleta na desinfecção de efluentes no Brasil teve seu início no final dos anos 70. Porém só despertou um interesse mais significativo há alguns anos.

Portanto o presente estudo teve como objetivo a remoção de cor de efluente têxtil por meio dos tratamentos UV-C e UV-C/H2O2. Dessa forma avaliar os parâmetros físicos e químicos do efluente.

LEIA TAMBÉM: Como reduzir custos com lodos industriais?

Tratamento de Efluente Têxtil

Em suma o estudo foi realizado no Laboratório de Físico-química, do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná.

Em conclusão o efluente foi preparado a partir do tingimento do tecido com o corante azul marinho. Sendo realizado o tratamento UV-C utilizando reator com lâmpada ultravioleta. Mas o tratamento UV-C/H2O2 feito com a combinação da lâmpada ultravioleta e a adição de peróxido de hidrogênio.

LEIA TAMBÉM: Cerrado é o bioma mais devastado do Brasil, diz relatório

Autor: Raphael Ferreira da Silva.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Blindagem Valas Estroncas Flexíveis

Sistema de Blindagem de Valas com Estroncas Flexíveis

Para a execução de trabalhos neste tipo de ambiente, o sistema de Blindagem de Vala Europeu tem características técnicas desenvolvidas para atender aos requisitos da execução de obras em locais densamente urbanizados, com foco na preservação do meio ambiente e estruturas adjacentes.

Leia mais »