Resumo
A pesquisa é uma continuidade aos estudos da iniciação científica realizados na bacia hidrográfica do Ribeirão Taquaruçu, localizada no Pontal do Paranapanema, estado de São Paulo, para subsidiar o planejamento ambiental e a gestão da água. Objetivou-se analisar as transformações do uso e cobertura da terra entre os anos de 1975 a 2015 através das mudanças produzidas pelo homem; apresentar as áreas de preservação permanente dos canais fluviais da bacia hidrográfica; identificar os problemas ambientais; e, por fim, apresentar propostas para atenuar os problemas ambientais. Utilizou metodologicamente a aplicação das tecnologias da informação através do sensoriamento remoto e demais levantamento de dados e informações, produção e (re) elaboração de mapas e cartas, confecção de tabelas, sistematização e agrupamento de elementos do uso e cobertura da terra. As análises e resultados identificaram a diminuição das áreas de vegetação, aumento da área urbana, mudança do uso da pecuária para a agricultura extensiva, os problemas ambientais identificados atualmente, as propriedades que estão se inseridas no Cadastro Ambiental Rural, bem como as propostas mitigadoras visando a conservação e preservação ambiental da bacia hidrográfica do Ribeirão Taquaruçu. Dessa forma, as transformações na paisagem contribuem com subsídios para o planejamento ambiental e gestão das águas.
Introdução
Ao longo do tempo, com o desenvolvimento social, sobretudo das técnicas, as paisagens foram se transformando em ambientes construídos e determinados pelo homem. A cobertura e o uso da terra, historicamente, estão relacionados com a questão dos recursos hídricos, devido ao fato de que algumas comunidades se estabeleceram próximas aos rios, ampliando e desenvolvendo técnicas que modificaram a paisagem natural.
A partir de históricas transformações sociais, com a população significativamente aumentando e se concentrando nas cidades, intensificaram-se as produções agrícolas e as industriais, bem como a produção dos resíduos sólidos e líquidos.
Nesse contexto, torna-se cada vez maior a exploração dos recursos naturais para satisfazer as necessidades das pessoas. Porém, é importante salientar, que a apropriação e o uso de tais recursos, como solo, água e vegetação, até muito recentemente, eram realizados sem reflexão dos problemas gerados e que esses recursos provindos da natureza eram limitados.
Dessa forma, o trabalho objetivou-se analisar as transformações do uso e cobertura da terra entre os anos de 1975 a 2015 na bacia hidrográfica do Ribeirão Taquaruçu, através do mapeamento de três diferentes períodos. (1975-1979; 2008-2010; 2013-2015). E, como objetivos específicos:
- apresentar as áreas de preservação permanente dos canais fluviais da bacia hidrográfica através da legislação ambiental identificando as áreas com e sem vegetação nas APPs;
- identificar os problemas ambientais atuais da bacia hidrográfica do Ribeirão Taquaruçu;
- apresentar propostas mitigadoras voltadas ao planejamento ambiental e gestão dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do Ribeirão Taquaruçu. A área do trabalho é a bacia hidrográfica do Ribeirão Taquaruçu com 122 km² de área, sendo que 99,74% do total está localizado no município de Sandovalina, e o restante 0,25% e 0,01% estão localizados nos municípios de Pirapozinho e Estrela do Norte respectivamente, no Estado de São Paulo. (Figura 1).
(…)
Autora: Renata Marchi Garcia.