saneamento basico

Estudo de uso e ocupação do solo na sub-bacia do Rio Cedro, norte de Minas Gerais

Resumo

O tema recursos hídricos passou a ser objeto de preocupação da sociedade devido à intensa degradação dos mananciais ao longo dos anos, que culminou em uma grave crise hídrica.

Ainda, observa-se a ocorrência de alterações potencialmente poluidoras e impactantes nos recursos hídricos, afetando-os tanto em termos quantitativos como qualitativos. Esses impactos decorrem principalmente da ação antrópica sobre o meio ambiente, que impacta todo o ecossistema. Nesse contexto de degradação se insere a sub-bacia do Rio Cedro, que vem sofrendo com a deterioração de sua qualidade ambiental ao longo dos anos. A adoção da sub-bacia rio Cedro como objeto de estudo foi realizada levando em consideração que consiste em um dos principais mananciais de abastecimento de água da cidade de Montes Claros. Ainda, por situar-se em uma região cárstica, o que requer preservação devido à fragilidade ambiental destas áreas.

A realização de pesquisas relacionadas às bacias hidrográficas, com vistas ao seu diagnóstico, manejo e gestão, possui relevância e são amplamente utilizadas. Objetivou-se analisar o uso e ocupação do solo na sub-bacia do Rio Cedro no espaço temporal 2008-2013. Para tanto, utilizou-se de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto para análise temporal do uso e ocupação do solo, bem como do diagnóstico in loco a fim de verificar os potenciais impactos ambientais presentes na bacia, além da proposição de medidas mitigadoras para tais impactos.

Observou-se que a sub-bacia encontra-se sobre forte pressão antrópica, com aumento expressivo das áreas de solo exposto e redução da cobertura vegetal, passando por processo de degradação ocasionado principalmente pela ocupação desordenada e sem planejamento. Os impactos observados, todos de cunho negativo, contribuem sobremaneira para a degradação dos aspectos ambientais da bacia hidrográfica, evidenciando a necessidade de implementação de planejamento ambiental na bacia e de políticas públicas que garantam o desenvolvimento sustentável no local. Nota-se que o aumento das áreas protegidas para a área da sub-bacia configura-se como a medida mais importante para atenuação da degradação ambiental na bacia hidrográfica, pois irá contribuir para preservação do manancial, da vegetação e garantir a recarga do manancial que abastece grande parte da cidade. Quanto à utilização do SIG, nota-se que o mesmo constitui como uma ferramenta de trabalho ágil e de baixo custo, sendo uma tecnologia acessível e viável para elaboração de estudos ambientais aplicados às bacias hidrográficas.

Introdução

O aumento dos problemas e impactos ambientais ocasionados pela ação antrópica sobre o meio ambiente tem se agravado nas últimas décadas, principalmente aqueles relacionados com a poluição e escassez hídrica. Tal fato tem aumentado a atenção da sociedade para a adoção de medidas e práticas capazes de minimizar tais impactos e preservar os recursos naturais, de modo a garantir uma melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações. (GHEYI et al., 2012).

A temática “água” passou a ser objeto de preocupação devido à intensa degradação dos recursos hídricos ao longo dos anos e, também, devido ao aumento da preocupação da sociedade quanto às questões ambientais. Entretanto, o que se observa é a ocorrência de alterações significativas e impactantes na disponibilidade, quantidade e qualidade dos recursos hídricos, levando a alterações no ciclo hidrológico, ocasionadas principalmente pela ação antrópica sobre o ambiente, as quais impactam o ecossistema de modo geral, uma vez que todos os elementos encontram-se interligados. (BRAGA et al., 2005; VON SPERLING, 2005; MOTA, 2008).

A sub-bacia do Rio Cedro se insere neste contexto, visto que vem sofrendo impactos antrópicos negativos, os quais contribuem para a sua degradação. É uma área que requer uma atenção especial para sua preservação e conservação, visto que abriga uma grande riqueza de recursos hidrológicos. A adoção da sub-bacia rio Cedro como objeto de estudo foi realizada levando em consideração a biodiversidade do local, sendo um dos principais mananciais de abastecimento de água da cidade de Montes Claros. Ainda, por situar-se em uma região cárstica, o que requer preservação devido à fragilidade ambiental destas áreas. Isto demonstra que esta sub-bacia necessita de atenção especial devido às pressões antrópicas que vem sofrendo diante da expansão da urbanização e das florestas plantadas, além do desmatamento ilegal da cobertura vegetal.

Nesse sentido, a realização de pesquisas relacionadas às bacias hidrográficas, com vistas ao seu diagnóstico, manejo e gestão, possui relevância e são amplamente utilizadas. Objetivou-se analisar o uso e ocupação do solo na sub-bacia do Rio Cedro, localizada na cidade de Montes Claros – MG, no espaço temporal 2008-2013, bem como caracterizar ambientalmente a sub-bacia, verificando os impactos ambientais e usos da água predominantes.

Autores: Lorrane Aguiar Rodrigues; Mônica Durães Braga; Rodrigo Praes de Almeida e David de Souza Junior.

baixe-aqui

Últimas Notícias: