saneamento basico

África do Sul declara estado de desastre nacional devido à seca

O Governo da África do Sul declarou estado de ” desastre nacional ” devido à seca que afeta as regiões do sul e oeste do país, que ameaça deixar totalmente sem água, importantes núcleos populacionais, como Cidade do Cabo.

A seca na África do Sul começou 2 anos antes, em consequência do fenômeno climático “El Niño”, e se tornou agudo nos últimos meses, até o ponto que o Governo finalmente optou, na última 3ª feira, dia 13/02, a requalificar a situação como “desastre nacional”.

As autoridades levam meses prevendo uma crise deste tipo. Exemplo disto é que a Administração da Cidade do Cabo, uma das cidades mais importantes do país, já fixou seu “dia zero”, no qual acabarão as reservas de água.

A Cidade do Cabo prorrogou o seu “dia zero” até o próximo dia 4 de junho, data em que os quatro milhões de habitantes terão que fazer fila, para receber seu fornecimento diário de água, caso a situação não melhore. Esta semana o consumo caiu para 526 milhões de litros diários, pela primeira vez, abaixo dos 550.

Assim, os sul africanos tomaram medidas para evitar o temido “dia zero”. Os hotéis da Cidade do Cabo pediram aos seus hóspedes para limitar os banhos de chuveiro, e restaurantes passaram a utilizar copos e talheres descartáveis, e a dispensar o uso de toalhas nas mesas.

desastre nacional

FONTE: IAGUA ESPANHA

desastre nacional

Últimas Notícias:
Projeto Sistema Drenagem

Projeto de sistema de drenagem: uma abordagem técnica e ambiental

Os governos municipais têm a incumbência da infraestrutura de microdrenagem, que se estende aos estaduais com o aumento da importância da macrodrenagem, centrada nas bacias hidrográficas. Serviços básicos urbanos incluem construção de guias, galerias de águas pluviais e obras de contenção de encostas para mitigar riscos urbanos.

Leia mais »