saneamento basico

Brasil e Japão prorrogam parceria para gestão de risco e desastres naturais

A solenidade de oficialização da prorrogação do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais (GIDES) foi realizada na quarta-feira (7/12), em Brasília. O evento reuniu representantes das instituições envolvidas no projeto: Serviço Geológico do Brasil (CPRM) Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) Casa Civil da Presidência da República, Ministérios do Planejamento, Cidades e Ciência, Tecnologia e Inovação.

Durante o evento, o diretor-presidente da CPRM, Eduardo Ledsham, assinou acordo que permite a prorrogação por mais um ano do projeto. Ledsham estava acompanhado de Jorge Pimentel, chefe do Departamento de Gestão Territorial. “Essa parceria é importante para troca de experiências e sinergia entre as instituições. Tenho a satisfação em saber que elas estão trabalhando em harmonia, dando sua contribuição para o sucesso do projeto”, disse Ledsham, destacando que nessa fase do projeto, além de identificar áreas de risco, a CPRM também está responsável pela elaboração do manual que vai definir a metodologia de mapeamento de áreas de risco no Brasil.

Takao Yamakoshi representante da Jica elogiou o trabalho da CPRM, que classificou como fundamental para o planejamento urbano e ações de prevenção de desastres naturais. “A CPRM já concluiu o trabalho principal que foi a elaboração do Manual de Mapeamento de Riscos e Perigo. Agora vamos aprimorar o sistema de monitoramento e prevenção para mitigação de riscos”, avaliou Yamakoshi, que apresentou durante o evento o plano de atividades atualizado do projeto

Criado em 2013, após o desastre na região Serrana do Rio de Janeiro, o projeto tem como objetivo formular estratégias de avaliação de riscos, planejamento de expansão urbana e prevenção, recuperação e reconstrução de áreas de risco no Brasil. O Projeto que teve duração de quatro anos, realizou levantamento e investigação, treinamentos, cursos, seminários, workshops , além de visita a campo, que buscaram a troca de experiências entre Brasil e Japão.

Fonte: Serviço Geológico do Brasil – CPRM

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »