saneamento basico

DAEE participa da operação chuvas de verão 2016/2017

O DAEE é um dos órgãos integrantes da “Operação Chuvas de Verão 2016/2017” iniciada dia 1º de dezembro pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, que se estenderá até 31 de março. A iniciativa tem como objetivo a preservação de vidas e a redução de danos humanos, materiais e ambientais, principalmente no período de chuvas que se aproxima, esta ação se estende até o dia 31 de março do próximo ano.

Para agilizar o trabalho na cidade de São Paulo, a Defesa Civil instalou este ano o CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), localizado na Rua Jorge Miranda, 568, São Paulo/SP, que conta com a atuação conjunta de diferentes órgãos do Governo do Estado e do Município de São Paulo – DAEE, Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Eletropaulo, CET, COMDEC, CPTM, EMTU, Metrô, SPTRANS e Secretaria Municipal de Transportes. O CICC possibilita a atuação de forma integrada de um sistema de preparação e resposta rápida a eventos adversos, decorrentes dos fenômenos naturais típicos do período de verão, visando, assim, a otimização e integração dos trabalhos para obtenção da maior eficácia e produtividade dos recursos humanos e materiais.

Durante a “Operação Chuvas de Verão” são deflagrados os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), específicos para escorregamentos e inundações, com o objetivo de prevenir e mitigar os impactos associados aos eventos típicos do período chuvoso. Ao todo, serão operacionalizados oito planos preventivos, que abrangem os 175 municípios mais vulneráveis do Estado, sendo um específico para inundações (Vale do Ribeira) e sete para escorregamentos (Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, Região de Campinas, Região de Sorocaba e Região de Itapeva). Além destes municípios todos os demais são diariamente monitorados e assistidos pela Defesa Civil Estadual.

Fonte: DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica

Últimas Notícias: