Sanesul Rede de Esgoto

Estado vai realizar obras de drenagem no Pará

 

O governador Helder Barbalho assinou, na tarde desta quarta-feira (06), a Ordem de Serviço (OS) que autoriza o início da execução do projeto de drenagem profunda em vias urbanas do bairro Gusmão, no município de Rondon do Pará, no sudeste paraense.

Os investimentos do Estado no município vão beneficiar moradores das zonas urbana e rural

Realizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), a drenagem vai resolver antigos problemas de alagamentos, garantindo o correto escoamento da água em oito vias do bairro, beneficiando moradores que há tempos sofrem com os prejuízos causados pelos alagamentos.

Dora Batista, moradora da Rua Airton Senna, uma das vias que serão contempladas no bairro, está há 28 anos no local e conhece bem os problemas enfrentados na área. “A gente quer que melhore a rua, que é cheia de poeira e buraco. Quando chove, alaga tudo. A água dá no meio da canela. Traz ratos e outros bichos, prejudicando a nossa saúde” contou Dora Batista.

Melhoria

Quem também mora na Rua Airton Senna é a dona de casa Laudelina Nogueira, que acredita na melhoria a partir das obras que serão executadas. “Um dos nossos principais problemas é a falta de galeria pra água pluvial, que desce de outros bairros e escoa para cá. A nossa via já foi pavimentada, mas não aguentou por causa da água. Quando chove pesado, ninguém passa. Eu acredito muito que isso vai ser feito e melhorar”, disse Laudelina.

No ato de assinatura da Ordem de Serviço, o governador Helder Barbalho destacou a importância do projeto para a comunidade.

“É uma satisfação poder voltar a Rondon trazendo parcerias e conquistas para a cidade. Primeiro a urbanização, drenagem e pavimentação do bairro Gusmão, que é um sonho antigo. É um bairro que sofre com erosão e, com estas obras, estaremos dando uma solução definitiva para essa comunidade. Contem sempre com o nosso trabalho, nossa atenção e nossa gratidão”, afirmou Helder Barbalho.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano da Sedop, Valdir Acatauassu, destacou a missão da Secretaria em garantir mais infraestrutura aos municípios paraenses. “Viemos aqui ratificar a preocupação do governo do Estado com Rondon do Pará. Vamos trabalhar para resolver de forma definitiva toda essa demanda por saneamento básico. São R$ 2,4 milhões investidos em oito ruas que serão saneadas, mudando para melhor a vida da população”, garantiu o gestor.

A prefeita de Rondon do Pará, Adriana Andrade, destacou as necessidades do bairro Gusmão. “O governador Helder traz para a nossa cidade a Ordem de Serviço da obra de drenagem para o bairro Gusmão, aonde as pessoas vêm sofrendo há muito tempo em virtude da entrada de água em suas casas. Hoje, o governo vem com solução para esse problema”, enfatizou a gestora municipal.

As obras de drenagem profunda em vias do bairro Gusmão já devem ser iniciadas nos próximos dias. O prazo de execução é de quatro meses.

Mais infraestrutura

Ainda em Rondon do Pará, Helder Barbalho assinou convênio com a prefeitura local para a construção de cinco pontes de concreto. O investimento estadual vai garantir mais segurança e mobilidade para quem precisa transitar por estradas vicinais do município.

O aposentado Erotilde Luiz, que mora às margens da estrada vicinal Martírio, disse que hoje o que possibilita a passagem de veículos e pedestres sobre o rio é uma ponte de madeira, que não oferece segurança aos usuários. “No inverno, essa ponte já desmanchou toda. Aqui merece uma ponte boa. Essa estrada tem muito movimento, dia e noite. Não só passa carro, mas caminhão também. É muita vantagem colocar uma ponte nova, e eu agradeço muito”, acrescentou o aposentado.

O governo do Estado também firmou parceria, via convênio com o município, para a aquisição de óleo diesel destinado às máquinas que atuarão na recuperação de estradas vicinais, para que o município possa garantir melhores condições de trafegabilidade e escoamento da produção local.

Imagem Ilustrativa

Fonte: Agência Pará.

Últimas Notícias: