Mudança não compromete o abastecimento de água
Com a redução do volume de água no período de estiagem, o Departamento Municipal de Água e Esgoto ( DMAE ) fez alterações no sistema de captação, priorizando nesse período o sistema elétrico nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) Sucupira e Bom Jardim. Essa mudança não compromete o abastecimento de água em Uberlândia. O DMAE utiliza sistema elétrico e hidráulico para bombear água bruta para essas ETAs.
Os motores elétricos são utilizados quando há redução na vazão de água dos mananciais em função da estiagem. “Nesta época o Dmae vai fechando as turbinas e priorizando o uso dos motores elétricos. Em maio, por exemplo, o nível da represa Bom Jardim e Sucupira estavam em 3,11 metros e 3,04 metros, respectivamente. Já em junho, os níveis foram 3,10 metros e 3,03 metros, mostrando a redução gradativa em função do período”, explica Rejane Nunes, gerente do tratamento de água e operações do DMAE.
Pelo sistema hidráulico há economia no consumo de energia, mas, em contrapartida, exige muito dos reservatórios, pois para um conjunto hidráulico bombear um litro de água para as estações de tratamento é necessário de 6 a 7 litros para movimentar a turbina. “O sistema hidráulico se torna inviável no período seco, pois seu uso impactaria significativamente na redução do nível de água dos reservatórios”, disse.
Uso consciente da água
Embora o abastecimento esteja normal, é importante que as pessoas façam uso consciente e evitem o desperdício para não comprometer o abastecimento e ocasionar diminuição no fornecimento de água. “É preciso que a comunidade fique atenta a desperdícios e adotem pequenas ações de economia”, explica Ana Paula Carvalho, supervisora de Projetos de Educação Ambiental.
Fonte : Gleide Corrêa
Assessoria de Comunicação e Imprensa do DMAE
[email protected] / (34)3233-4605