Depois de cerca de dez anos de processo judicial, as melhorias na região do entorno da Arena do Grêmio começarão a se tornar realidade.
O prefeito Sebastião Melo e o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, assinaram e entregaram nesta quinta-feira, 6, à Arena Porto-alegrense a autorização de execução dos serviços de drenagem. O desassoreamento do canal Sul, de poços e canal de expurgo da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) de nº 5, localizada na rua Voluntários da Pátria, são o pontapé inicial das tão esperadas obras, pactuadas no acordo definitivo firmado entre o poder público municipal e a empresa no dia 9 de abril.
“Quando se construiu a Arena, uma série de pendências de mitigações e contrapartidas ficaram para trás. Agora, após acordo será feito um trabalho de desassoreamento naquele canal Sul, que vem trazendo sérios problemas para a região. Essa é uma obra pontual, não podemos afirmar que estamos arrumando todo o entorno da Arena do Grêmio” – Prefeito Sebastião Melo.
LEIA TAMBÉM: Impactos das mudanças climáticas e do desenvolvimento econômico na demanda por água potável
Limpeza do Canal
A partir da aprovação do Plano de Trabalho pelo Dmae será feita a limpeza do canal Sul que encaminha as águas das chuvas à Estação de Bombeamento, bem como do poço de chegada da Ebap (limpo em duas etapas – uma imediata e outra após grande precipitação de chuva) e do canal de descarga, do outro lado da BR-290. Já no canal que atravessa o Beco Coca-Cola, entre a Voluntários da Pátria e a Frederico Mentz, deverão ser limpos os 360 metros da tubulação, que no cruzamento da Voluntários conduz os efluentes por uma canalização de 1,5 metro de diâmetro. A previsão é que o desassoreamento neste ponto seja feito manualmente e com auxílio de bombas e equipamento sugador. Os resíduos removidos no processo de desassoreamento serão dispostos no local até secagem e destinação final.
Os serviços referidos deverão ser concluídos em 90 dias a contar da emissão da ordem de serviço pelo Departamento, nesta quinta. “Esse momento é um grande passo. Depois de muitos anos, a prefeitura conseguiu firmar um acordo, já fez os primeiros trabalhos no local e aprovou o plano de ação da empresa. Essas obras irão trazer resultados há muito tempo esperados pela população e são as primeiras intervenções do que está previsto no acordo”, destaca o diretor-geral do Dmae.
Também participaram do ato a procuradora-geral adjunta, Eleonora Braz Serralta; representantes da Arena Porto-Alegrense, diretor-presidente Mauro Guilherme Teixeira de Freitas Araújo, e diretor de Operações Paulo Sérgio Cunha Rossi, além do deputado estadual Tiago Simon e o vereador Ramiro Rosário.
Serviços preliminares do Dmae
Para facilitar o acesso às equipes que realizarão os serviços no entorno da Arena na área da drenagem, o Dmae efetuou, na semana passada, a abertura e reconstrução de um poço de visitas na rua Voluntários da Pátria. A ação próxima ao número 4.490 – quase em frente ao Unisuper – contribui para melhorar o serviço de desassoreamento do canal Sul da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) de número 5, localizada há alguns metros de distância, sendo uma das casas de bombas que atendem a Vila Farrapos.
Obras do entorno da Arena
O acordo definitivo para a retomada das obras do entorno da Arena foi assinado no dia 9 de abril. O documento prevê a conclusão de todas as obras no prazo de 58 meses a contar da aquisição da Arena pelo Grêmio, o que deve ocorrer até 7 de outubro deste ano. Assinado pelo Município de Porto Alegre, Ministério Público do Rio Grande do Sul, Arena Porto-alegrense, OAS, Karagounis, Albisia, Acauã e Grêmio, o acordo repactua as obrigações assumidas em 2014. As obrigações assumidas pela OAS Investimentos terão custo aproximado de R$ 44 milhões.
Fonte: Prefeitura.