Imagem Ilustrativa
Melhorar as condições de drenagem urbana no Guarujá a fim de evitar processos erosivos que venham a dificultar e até impedir a trafegabilidade, em função de alagamentos e enchentes, sobretudo em dias de chuva forte. Este é o objetivo da Prefeitura de Guarujá, que diariamente executa melhorias na rede de drenagem em vários pontos do Distrito de Vicente de Carvalho. As ações são executadas pela Secretaria de Operações Urbanas (Seurb), com equipes coordenadas pelo Centro Operacional Vila Alice.
Serviços pontuais, que consistem na substituição de tubulação danificada, limpeza e desobstrução de rede, entre outras ações, são realizados diariamente, a maioria atendendo demandas de munícipes
São serviços pontuais, que consistem na substituição de tubulação danificada, que tem pelo menos 40 anos de existência e necessita de reparos constantes; limpeza e desobstrução de rede, entre outras ações. A maioria das demandas atende solicitação de munícipes e prioridades dentro do cronograma diário da Seurb.
Recentemente, a Prefeitura atendeu reivindicação de munícipes, referente a um ponto crítico na Rua Mato Grosso, na Vila Alice, que estava causando transtornos à comunidade local. A Regional executou ali serviços de limpeza e desobstrução de galerias, retirando lixo, que é descartado de forma incorreta por populares, e restos de tubos quebrados.
Para esta ação emergencial, foi necessário o auxílio de três caminhões – dois com hidrojato para liberar a rede, devido à quantidade de terra para o escoamento da água de chuva correr normalmente; e um sugador para retirar os detritos a fim de ter um melhor resultado dos serviços.
Outro ponto crítico, atendido nesta semana, foi na travessa de rede, localizado na Rua Barão do Rio Branco, próximo à Rua Presidente Vargas, no Sítio Paecará. Neste local, equipes da Regional Vila Alice realizaram a adequação da rede de drenagem, com a criação de uma travessia de tubulação de 0.30 centímetros de diâmetro visando, também, melhor captação e escoamento das águas pluviais. Nesta ação, equipes tiveram o auxílio de um caminhão combinado (hidrojato e sugador) na limpeza e desobstrução da referida rede.
LEIA TAMBÉM: Liberar edifícios altos, despoluir e revitalizar: entenda a proposta da prefeitura de Porto Alegre para o Dilúvio
Drenagem Urbana Guarujá
De acordo com a Regional, todos os trabalhos executados pela Seurb visam o restabelecimento do fluxo de escoamento de rede, a maioria danificada pelo tempo e obstruída pelo descarte irregular de lixo, que acaba comprometendo todo o sistema de drenagem local, onde os serviços acontecem ininterruptamente durante o ano todo em vários pontos do Distrito.
A Prefeitura pede a colaboração da população a ajudar o poder público a manter a Cidade limpa, não jogando lixo, entulhos e toda a sorte de materiais sem serventia em canais, valas, ruas, calçadas, terrenos, entre outros espaços públicos. Além de gerar diversos transtornos, sobretudo na ocorrência de fortes chuvas, e ser um ambiente propício para proliferação de doenças, o lixo descartado de forma irregular é crime.
Fonte: Guarujá SP.