saneamento basico

Visita à área preservada revela de onde vem a água de Curitiba/PR

Belas paisagens, em meio à mata atlântica, abrigam boa parte das nascentes dos mananciais utilizados pela Sanepar

Dentro do Parque Estadual do Marumbi está localizada a área denominada Mananciais da Serra. Localizado em meio à floresta de mata atlântica, no município de Piraquara, o local abriga nascentes que vão alimentar as barragens Piraquara I e II e parte da barragem do Iraí. Estes reservatórios integram o sistema de abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana, que fornece água para 3,5 milhões de habitantes.

Como forma de preservação, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) mantém um programa de visitas aos Mananciais da Serra. Uma vez por mês, a população é recebida no local para admirar as belas paisagens e conhecer um pouco mais do ecossistema que traz à cidade a água que brota da floresta.

Nos Mananciais da Serra também há história. Até hoje permanecem lá o conjunto dos 17 reservatórios que, a partir de 1908, abasteceram Curitiba. O Carvalho é o principal deles e de onde uma adutora de 38 km levava água até o Reservatório do Alto São Francisco, na capital.

Na área do Carvalho, os turistas podem conhecer o Santuário São Francisco, percorrer a Trilha do Salto (percurso de 1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta.

VISITAS – Neste fim de semana, dias 10 e 11 de dezembro, a área dos Mananciais estará aberta para visitação. O programa é ideal para passeios em família, para quem gosta de trilhas e de contato com a natureza. As visitas iniciam às 8h30 e a entrada é permitida até as 16h. Às 17h30 os passeios são encerrados.

Não é necessário agendar a visita para grupos com menos de dez pessoas. Grupos maiores devem agendar previamente pelo email [email protected] ou [email protected]

O Programa de Visitas é realizado pela Sanepar em parceria com Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual do Marumbi.

Fonte: SANEPAR

Últimas Notícias:
Concessão Saneamento Itaú de Minas

Concessão do saneamento de Itaú de Minas já tem interessadas

Pelo menos duas empresas de saneamento do setor privado manifestaram interesse na concessão do serviço em Itaú de Minas, no Sul do Estado, durante a etapa de consulta pública, concluída em 21 de janeiro deste ano. As empresas são a Cristalina Saneamento e a Orbis Ambiental, que também disputou a licitação do serviço em Alpinópolis, cidade da mesma região e de tamanho similar a Itaú.

Leia mais »
Serviços de Coleta de Lixo

Mais de 90% dos brasileiros contam com serviço de coleta de lixo

Os serviços de coleta de lixo, direta ou indireta, beneficiavam 90,9% dos brasileiros em 2022, segundo dados do Censo 2022 divulgados na sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa mostra que 82,5% dos moradores têm seus resíduos sólidos coletados diretamente no domicílio por serviços de limpeza.

Leia mais »
Risco Ambiental Fármacos Esgoto

Avaliação de risco ambiental de fármacos e desreguladores endócrinos presentes no esgoto sanitário brasileiro

Este estudo investigou a ocorrência, remoção e impacto na biota aquática de 19 contaminantes de preocupação emergente (CEC) comumente reportados no esgoto brasileiro bruto e/ou tratado. Para 14 CEC (E1, E2, EE2, GEN, DCF, PCT, BPA, IBU, NPX, CAF, TMP, SMX, CIP, LEV), sua presença em esgoto tratado apresentou um alto risco ambiental em pelo menos 2 dos 6 cenários de diluição considerados.

Leia mais »