saneamento basico

E os 30%?

Quando começamos em 2012, a pensar no projeto Hydrus Brasil, detectamos que 70% do efetivo das operadoras de água e esgoto estava concentrado no nível operacional ou seja “no chão da fábrica “e com raras exceções eram relegados a um segundo plano no planejamento de educação corporativa.

Decidimos então, querendo contribuir com a melhoria da gestão do setor, começar a desenhar uma engenharia pedagógica para que os treinamentos tivessem “a cara deles”.

Passados 4 anos e 3000 trainees do grupo dos 70%, uma pergunta tem sido muito presente entre nós do Hydrus:

E OS OUTROS 30%?

30% que em sua maioria são engenheiros ou técnicos formados. Além disto, some-se a pandemia que trouxe a discussão os cursos presenciais e a distância.

Nós do HYDRUS estamos conscientes que precisamos manter a atenção no grupo dos 70%, mas que redesenhar uma engenharia pedagógica para os 30% é uma necessidade.

Em abril de 2019, o MEC propôs novas diretrizes para a grade curricular dos cursos de engenharia pois não podíamos continuar considerando os alunos como depósito de informações e totalmente distantes da realidade prática.

As mudanças estão aí, a pandemia as acelerou e nós do HYDRUS estamos atentos e desenhando a engenharia pedagógica para o grupo do 30%. Eles também são fundamentais na melhoria da gestão.

newton

Newton Lima Azevedo

Colunista Portal Saneamento Básico

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »