saneamento basico
Águas Timon Rede Esgoto

Águas de Timon conscientiza população sobre uso correto da rede de esgoto

Águas Timon Rede Esgoto

Primeiramente, o uso correto da rede de esgoto é importante para evitar problemas ao meio ambiente. E o retorno dos materiais para o interior das casas ou mesmo o extravasamento da rede em vias públicas, sobretudo no período chuvoso.

 A Águas de Timon reforça que na rede de esgoto pode água de lavatório, como pia de cozinha, banheiro e tanque; água de banho e descarga de vaso sanitário; água de ralos de escoamento de banheiros; além de água de máquinas de lavar louça e roupa.

A supervisora de Operação da Águas de Timon, Maria Gabrielle Mendes, alerta que materiais sólidos jamais podem ser descartados na rede de esgoto, como por exemplo, material de higiene pessoal (fraldas, papel higiênico, fio dental, absorvente, cotonete), cascas de fruta, restos de comida, pó de café, papel, pano, plástico e resto de cigarro.

“Também não pode água da chuva ou de piscina, que deve ser direcionada para a rede de drenagem”, alerta.

Outro material que requer atenção é o óleo de cozinha. Nunca deve ser descartado na pia.

“Óleo e gordura, tanto em residências, como em estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e lanchonetes devem ser destinados para a reciclagem, nunca podem ser colocados na rede de esgoto, pois geram sérios problemas no sistema. O óleo fica grudado na tubulação e forma uma massa que gera entupimentos”, explica Maria Gabrielle Mendes, supervisora de Operações da Águas de Timon.

Saneamento avança

Em suma, Timon segue com obras de esgotamento sanitário e já possui 40% da cidade com rede de esgoto disponível para a conexão dos imóveis. Algumas casas, para serem conectadas à rede, precisam fazer adaptações nas tubulações internas (ligação intradomiciliar).

A fim de encaminhar o esgoto proveniente de pias, banheiros, vasos sanitários e máquina de lavar ao Terminal de Inspeção de Limpeza (TIL) instalada na calçada. Além de fazer a conexão dos imóveis, a população deve atentar para o uso correto da rede. Em caso de dúvidas, a concessionária disponibiliza atendimento 24h pelo 0800 595 8888 (ligações ou whatsapp).

Fonte: Meio Norte

Últimas Notícias:
Risco Ambiental Fármacos Esgoto

Avaliação de risco ambiental de fármacos e desreguladores endócrinos presentes no esgoto sanitário brasileiro

Este estudo investigou a ocorrência, remoção e impacto na biota aquática de 19 contaminantes de preocupação emergente (CEC) comumente reportados no esgoto brasileiro bruto e/ou tratado. Para 14 CEC (E1, E2, EE2, GEN, DCF, PCT, BPA, IBU, NPX, CAF, TMP, SMX, CIP, LEV), sua presença em esgoto tratado apresentou um alto risco ambiental em pelo menos 2 dos 6 cenários de diluição considerados.

Leia mais »
greenTalks Sustentabilidade de Embalagens

greenTalks entrevista Bruno Pereira, CEO da Ecopopuli, sobre sustentabilidade de embalagens

O segundo episódio da temporada 2024 do videocast greenTalks – uma iniciativa pioneira entre a green4T e NEO MONDO para discutir o papel fundamental da tecnologia na promoção de um futuro mais sustentável – tem como entrevistado especial Bruno Pereira, Especialista em Sustentabilidade Positiva, Líder do Comitê de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) e CEO da Ecopopuli.

Leia mais »
Gestão Resíduos Sólidos Urbanos

Estudo aponta caminhos para a gestão de resíduos sólidos urbanos

Apenas a cidade de São Paulo produz cerca de 20 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) todos os dias, sendo 12 mil domiciliares e 8 mil da limpeza urbana, decorrentes de atividades de varrição, recolhimento de restos de feiras, podas e capinas. Considerando somente as 12 mil toneladas produzidas nas residências, isso dá uma média de aproximadamente 1 quilo de lixo por habitante ao dia.

Leia mais »