saneamento basico
Juiz de Fora (MG) entrega revisão completa do seu Plano de Saneamento Básico

Juiz de Fora (MG) entrega revisão completa do seu Plano de Saneamento Básico

Plano abordou três dos quatro pilares do saneamento básico

O Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora (PSB-JF), usado para assegurar a universalização do acesso aos serviços públicos de saneamento básico, teve sua revisão encerrada no último mês de janeiro. De acordo com a Prefeitura, o primeiro plano elaborado em Juiz de Fora foi em 2014, em que foram estabelecidos objetivos e metas para a prestação de serviços de saneamento para um horizonte de 20 anos.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a revisão do PSB-JF abordou três dos quatro pilares do saneamento básico: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, uma vez que a componente limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos foi tratada recentemente no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS-JF), aprovado em 2021, dispensando uma nova atualização.

LEIA TAMBÉM: Ceará fecha parceria com empresa para aporte bilionário em saneamento

Todo o processo contou com a participação da sociedade por meio de audiência e consultas públicas. Conforme o Executivo, a atualização foi coordenada pela Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur), em parceria com o Comitê Técnico Intersetorial de Saneamento Básico (CTI/Saneamento). Este é composto por técnicos da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), pelo Departamento de Limpeza Urbana (Demlurb), pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) e Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG).

Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano, o PSB-JF é importante para uma cidade como Juiz de Fora, porque prevê as metas e ações para a minimização de inundações, alagamentos, para a universalização dos serviços de saneamento, entre outros aspectos que compõem a política municipal de saneamento básico.

Uma página foi criada pela Prefeitura onde é possível obter informações sobre as fases do processo de revisão do Plano, e o conteúdo de cada produto

-Produto 1: Plano de Trabalho

– Produto 2: Diagnóstico do Município e dos Serviços de Saneamento

I – Caracterização Geral do Município;

II – Situação dos Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário;

III – Situação dos Serviços de Manejo de Águas Pluviais e Drenagem Urbana.

-Produto 3: Atualização dos Prognósticos e Alternativas para a Universalização dos Serviços;

-Produto 4: Redefinição dos Programas, Projetos e Ações;

-Produto 5: Redefinição das Ações de Emergência e Contingência;

-Produto 6: Atualização do Termo de Referência para elaboração do Sistema de Informação Municipal de Saneamento Básico;

-Produto 7: Atualização dos Mecanismos e Procedimentos para a Avaliação Sistemática;

-Produto 8: Documento Síntese da Revisão do PSB-JF.

Para mais informações e acompanhamento, acesse o site do PSB/JF e confira todo o passo a passo de sua revisão.

Fonte:  Acessa.com

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »