saneamento basico
Plano de Saneamento Concessão de Esgoto

Plano de Saneamento e apresentação de proposta são próximos passos para concessão do esgoto

Plano de Saneamento Concessão de Esgoto

Por Gabriel Pitor 

Após a Câmara de Americana ter aprovado, no dia 5 de dezembro, uma mudança na Lei Orgânica que abriu caminho para que a prefeitura faça a concessão dos serviços de coleta e tratamento de esgoto do DAE (Departamento de Água e Esgoto) à iniciativa privada, a prefeitura está viabilizando os próximos passos para que o procedimento seja concluído.

Em conversa com o LIBERAL na terça-feira (12), o superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, explicou que a aprovação de um Plano de Saneamento Básico e a apresentação da proposta de concessão são as próximas etapas do projeto.

A proposta e as regras da privatização por tempo determinado estão sendo preparadas pela prefeitura junto à Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Quando o documento estiver concluído, ele será levado à câmara para votação, inclusive com realização de audiências públicas.

Neste projeto, a expectativa é de que a receita sobre o serviço de esgoto seja distribuída em 20% para a autarquia e 80% para a concessionária.

Além disso, serão estabelecidas metas a serem cumpridas pela empresa.

Plano de Saneamento Concessão de Esgoto

Já o Plano de Saneamento Básico chegou a ser protocolado no Legislativo, mas foi retirado no fim de agosto após apontamentos do MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) sobre regras que precisavam ser melhor explicadas.

O plano tem sido reavaliado pelo DAE para ser novamente protocolado na câmara. Ele deverá oficializar as obras e os objetivos a longo prazo.

Depois desses dois passos, segundo Zappia, será necessário apresentar ao Legislativo um projeto que irá autorizar a prefeitura a abrir uma licitação para que a concessão seja realizada.

“Só a licitação você pode colocar, por baixo, 120 dias. Não são passos simples, então demora, mas é preciso começar”, disse o superintendente, que afirmou que não há prazo para os procedimentos serem terminados, podendo ficar para a próxima gestão.

Reformas

Em celebração ao aniversário de 50 anos do DAE, a prefeitura entregou nesta terça a reforma da sede da autarquia.

As obras foram feitas na área administrativa, que recebeu troca de piso e forro, melhoria das instalações sanitárias na recepção e atendimento. Assim como pintura, troca de janelas e substituição de componentes elétricos.

Além disso, foi construído um novo estacionamento com vagas para pessoas idosas e PCDs (Pessoas com Deficiência), junto à implementação de novo paisagismo.

De acordo com a prefeitura, a reforma custou cerca de R$ 400 mil, valor oriundo de recursos próprios.

Fonte: O Liberal.

Últimas Notícias:
Tratamento de Efluentes Gratt

Como o Correto Tratamento de Efluentes pode impactar a Natureza?

Como o correto tratamento de Efluentes Sanitários impacta na natureza e na sociedade como um todo? Você sabia que o tratamento adequado de efluentes sanitários tem um papel crucial na preservação da natureza? Quando o esgoto não recebe o tratamento necessário, ele acaba sendo despejado diretamente em rios, lagos e oceanos, causando sérios danos ao meio ambiente.

Leia mais »
Saneamento Básico Escolas Creches

Senado quer prioridade em saneamento básico nas escolas e creches públicas

Nesta terça-feira (20/2), a Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal votará o Projeto de Lei (PL) 2.298/2021 que assegura prioridade de acesso ao saneamento básico para escolas e creches públicas. De autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), o projeto busca modificar as diretrizes nacionais para o saneamento básico, garantindo que instituições de ensino tenham acesso à água potável, esgotamento sanitário e coleta de resíduos.

Leia mais »
Linedata Gestão de Ativos Saneamento

Maximizando a eficiência no saneamento: A Importância na Formação de Dados e Gestão dos Ativos de Rede

No mundo contemporâneo, a eficiência no saneamento é um fator crítico para o desenvolvimento sustentável e a saúde pública. A LINEDATA, reconhecendo essa necessidade, enfatiza a importância de uma gestão eficaz dos dados e dos ativos de rede no setor de saneamento. Esta abordagem é fundamental para acelerar a coleta e análise de informações, resultando em decisões mais rápidas, redução de perdas de água e otimização dos resultados operacionais.

Leia mais »
Sabesp Regulação Privatização

Sabesp: os avanços (e os poréns) da regulação pós-privatização

Um dos passos mais relevantes para o processo de privatização da Sabesp, o novo modelo regulatório para a companhia, colocado em consulta pública hoje pelo governo o Estado, veio em linha com as (altas) expectativas do mercado – e deve dar um impulso para que as ações ganhem fôlego na oferta que deve marcar a diluição da participação estatal, prevista para junho. 

Leia mais »
Problemas Saneamento Básico

Alarmante: quase metade das moradias no Brasil possuem problemas de saneamento básico

Saneamento básico, que engloba o acesso a água potável, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais, é algo crucial para o desenvolvimento socio-econômico de um país. No Brasil, a situação está muito distante do que seria considerado ideal. De acordo com dados recentes do estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil quatro milhões de brasileiros não possuem banheiro em suas residências.

Leia mais »