saneamento basico
Itaúna Inaugura ETE

Prefeitura assina ordem de serviço para reforma e ampliação da ETE Uberabinha/MG

Reforma e ampliação da ETE Uberabinha

Para atender as demandas atuais e futuras do saneamento básico em Uberlândia, incluindo revitalização e ampliação de instalações, o prefeito Odelmo Leão assinou, em solenidade na terça-feira (17), a ordem de serviço para reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. O vencedor da licitação é o Consórcio ETE Uberabinha.

O conjunto de ampliação e reforma receberá um investimento de R$ 72,6 milhões e o prazo de execução previsto é de dois anos

O prefeito Odelmo Leão destacou que a modernização da ETE foi planejada levando em conta o crescimento da cidade, com aumento da capacidade de tratamento de efluentes em cerca de 30%.

“A reforma e ampliação dos reatores e os futuros investimentos vão elevar a capacidade de atender 1,5 milhão de pessoas no tratamento de esgoto. Também já determinei o estudo para a nova estação que ficará do outro lado do rio Uberabinha. Esse estudo será assinado ainda este mês”, disse o prefeito.

Modernização

A ETE Uberabinha vai ganhar um novo reator em sua ampliação. Também serão implementadas adequações tecnológicas, como a substituição do sistema de remoção de areia dos reatores, instalação de caixa de comporta, substituição e implantação de novas tubulações, implantação de escotilhas de acesso, substituição do sistema de descarga de lodo, aumento do número de distribuidores de vazão, substituição do sistema de coleta de biogás e adequação do sistema de amostragem. Cada reator tem volume aproximado de 5450 m³ e capacidade de tratamento de 176 litros por segundo.

Também está prevista a ampliação do sistema terciário de tratamento da ETE.

Para o diretor geral do Dmae, Renato Machado de Rezende, estas obras representam um novo capítulo no saneamento básico de Uberlândia.

“Graças ao planejamento e determinação do prefeito Odelmo Leão, ainda em 2009, quando estávamos com 560 mil habitantes, foi realizado o 1º retrofit na ETE Uberabinha, ampliando a capacidade para atender mais de 800 mil habitantes. Agora em 2022, considerando o crescimento da cidade, vamos iniciar o 2º retrofit, que vai ampliar em cerca de 30% a capacidade de tratamento de esgoto na cidade”, afirmou.

Reforma e ampliação da ETE Uberabinha

A ETE Uberabinha, localizada no Distrito Industrial, é a estação responsável pelo tratamento de 96% do esgoto coletado em Uberlândia. Os outros 4% estão concentrados na unidade dos bairros Aclimação e Ipanema. Atualmente, a estação tem capacidade de tratar o esgoto de uma população equivalente a 806.400 habitantes, sendo que sua capacidade total é para 889.260 habitantes.

A operação da ETE Uberabinha foi iniciada em 2003 e passou por melhorias no período de 2010 a 2012, quando foi realizada a reforma de oito reatores anaeróbios, construção de mais quatro e uma central de desidratação de lodo. O Dmae conta também com outras sete ETEs (Aclimação, Ipanema, Marielza, Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos, Tapuirama e Miraporanga).

Fonte: Mg.

Últimas Notícias:
El Niño Armadores temem demora nas dragagens e nova crise na Amazônia

El Niño: Armadores temem demora nas dragagens e nova crise na Amazônia

Cerca de R$ 300 milhões teriam sido gastos pelo governo federal em dragagens emergenciais nas hidrovias da Amazônia nos últimos três anos. O problema, segundo armadores e operadores logísticos da região. É que boa parte dessas intervenções chegou tarde demais, quando a seca já havia produzido seus efeitos mais severos e os rios começavam a recuperar seus níveis. Agora, em ano de super El Niño, o setor teme a repetição desse roteiro.

Leia mais »
O Mar Não é Estação de Tratamento O Futuro das Nossas Águas no Conama

O Mar Não é Estação de Tratamento: O Futuro das Nossas Águas no Conama

O Brasil está diante de uma decisão ambiental de enorme relevância, embora ainda pouco percebida pela sociedade: a revisão da Resolução Conama nº 430/2011, norma que estabelece as condições e padrões para o lançamento de efluentes em corpos hídricos. O que pode parecer um debate técnico restrito a especialistas, na verdade, impacta diretamente a qualidade de nossos rios, estuários, baías, manguezais, zonas costeiras e oceanos. Em outras palavras, afeta a saúde ecológica do país e, por consequência, a da população.

Leia mais »
Investimentos em saneamento na Baixada Santista crescem cinco vezes e alcançam R$ 980 por pessoa ao ano

Investimentos em saneamento na Baixada Santista crescem cinco vezes e alcançam R$ 980 por pessoa ao ano

Os investimentos em saneamento básico na Baixada Santista serão cinco vezes maior após a desestatização da Sabesp promovida pelo Governo de São Paulo. Serão R$ 8,1 bilhões em investimentos de 2026 até 2029 (média de R$ 2 bilhões por ano) para resolver desafios estruturais no abastecimento de água e esgoto. Além disso, R$ 2,43 bilhões já foram aplicados entre 2024 e 2025. Antes da desestatização, a média anual de investimentos foi de R$ 400 milhões por ano entre 2017 e 2024.

Leia mais »