saneamento basico
Conta da Sabesp terá de reajuste de 6,11% a partir de janeiro de 2026

Sabesp oferece recompensa a moradores ‘fiscais’ que reportarem problemas na rede de esgoto

Sabesp Rede de Esgoto

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) vai recompensar financeiramente os moradores que reportarem a necessidade de manutenção na rede de esgoto da Baixada Santista.

A campanha “Seja Fiscal da Praia” busca envolver a população nas vistorias, oferecendo recompensas por suas contribuições. Na região, a iniciativa acontece em Guarujá, Santos, Praia Grande e Itanhaém.

Assim sendo, para participar, é necessário fazer um cadastro no aplicativo Wily. Os interessados farão um treinamento que ensina como realizar as vistorias com imagens e vídeos, gravados com o celular.

Então, o usuário cadastrado receberá uma solicitação para fazer a vistoria perto da localidade onde reside por meio de fotos e vídeos enviados pelo app. A Sabesp poderá avaliar com a equipe técnica e as ferramentas necessárias para realizar os reparos, ajustes ou serviço em geral.

LEIA TAMBÉM: PARA ONDE VAI O LIXO DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM SÃO PAULO?

Segundo a empresa, caso o material enviado esteja de acordo com as especificações exigidas, o usuário poderá receber uma recompensa em torno de R$ 10 pela contribuição — o valor por variar.

Em nota, a Sabesp ressaltou que a parceria contribuirá para que os reparos sejam feitos com ainda mais agilidade e assertividade. Sendo uma forma de incentivar os moradores a zelarem pelo município e o bom funcionamento dos sistemas de água e esgoto.

Campanha

A ação acontece na cidade de São Paulo desde 2024, com cerca de 13 mil pessoas cadastradas no aplicativo. Segundo a companhia, após a realização da vistoria digital e o recebimento das informações pela Sabesp, o atendimento da ocorrência é feito, em média, em 18 minutos.

LEIA TAMBÉM: LEI DE BIOINSUMOS IMPULSIONARÁ LIDERANÇA DO BRASIL NO SETOR

Ainda de acordo com a instituição, desde que o projeto foi colocado em operação, foram realizadas mais de 120 mil vistorias por meio do aplicativo em toda a capital paulista.

Fonte: G1

Últimas Notícias:

Programa Nacional do Metano Zero é incluído no Plano Nacional de Transição Energética, do Governo Federal

Brasília, 27 de maio de 2026 – O Programa Nacional do Metano Zero (MetanoZero), atualmente em tramitação no Senado Federal sob o Projeto de Lei (PL) nº 3.311/2025, passou a integrar oficialmente o Plano Nacional de Transição Energética (PLANTE). O programa do governo federal foi criado para coordenar a transição do Brasil rumo a uma matriz energética mais limpa, sustentável e de baixa emissão de carbono.

Leia mais »
Copasa altera regras de oferta de ações ligada à privatização

Copasa altera regras de oferta de ações ligada à privatização

A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) informou nesta 4ª feira (27.mai.2026) que fará mudanças nas condições da sua oferta pública secundária de ações. A medida afeta diretamente o processo de desestatização da companhia e exigirá a publicação de uma nova lâmina da oferta, além da atualização do cronograma da operação.

Leia mais »