saneamento basico
Lixões MS

TCE-MS participa de debate sobre saneamento rural

saneamento rural

O engenheiro Ruhan Lima, coordenador de projetos da Consultoria de meio ambiente do TCE-MS, representou na manhã da terça-feira, 29 de novembro, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Iran Coelho das Neves, na abertura do Ciclo de Seminários Gestão de Conflitos pelas Agências Reguladoras e Workshop de Saneamento Rural, realizado pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS), em parceria com a Pauta 3.

O engenheiro Ruhan Lima representou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Iran Coelho das Neves

Prefeitos e representantes de diferentes órgãos ligados à área do saneamento participaram do workshop para tratar sobre as diretrizes e os desafios para a universalização da água e esgoto na região compreendida fora das áreas urbanas das cidades.

O workshop de saneamento rural, realizado em parceria com a Funasa e Assomasul, tem o apoio do Tribunal de Contas. O engenheiro Ruhan explica que o novo Marco Legal do Saneamento – Lei 14.026/2020 trouxe metas e prazos para a universalização do saneamento e que até 2033 todos os municípios e 90% da população deve ser atendida com coleta e tratamento de esgoto sanitário e 99% deve ser atendida com abastecimento de água. “Nós temos metas e prazos desafiadores e ainda há uma grande lacuna a ser atendida no meio rural. O desafio para atendimento desses percentuais passa por inserir a figura do saneamento rural, incluindo os assentamentos, comunidades indígenas e quilombos. O TCE como órgão fiscalizador e indutor de boas práticas da gestão pública vem trabalhando junto com a Agems, com os municípios, um acompanhamento das metas e planejamento para atendimento desse marco legal do saneamento”.

saneamento rural

Presente a abertura, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, enfatizou que na área de saneamento Mato Grosso do Sul fez a maior PPP do Brasil e que em cinco anos nós teremos basicamente 95% de coleta e tratamento de esgotamento sanitário tratado e, ao final da PPP, 100%. “Nós podemos agora fortalecer muito a questão do saneamento rural nos assentamentos, nas aldeias indígenas, nos quilombos, fortalecendo essa parceria. A bancada federal já disponibilizou recursos para a compra de 3 caminhões perfuradores de poços, aí a gente precisa fortalecer a estrutura e existem recursos tanto federal e estadual, pagamento de compensação ambiental, das multas que podem ser direcionados para essa área importante de fortalecimento das estruturas de saneamento rural. O grande desafio do momento é podermos levar às aldeias, assentamentos, distritos e quilombos, essa água tratada que com certeza vai melhorar bastante a qualidade de vida”.

O evento também trouxe à Campo Grande a presidente do Tribunal Regional Federal da 3º Região, desembargadora Marisa Ferreira dos Santos, para a palestra Limites da Atuação Judicial nos Conflitos Estruturantes.

O diretor presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos, Carlos Alberto de Assis, ressaltou que a resposta positiva ao chamamento feito para a discussão dessa pauta surpreendeu e demonstra o interesse no assunto.

“Dentro do Marco do Saneamento, nós estamos estudando e trabalhando há algum tempo, envolvendo vários segmentos da sociedade, ouvindo e quero agradecer o Tribunal de Contas do Estado que é um parceiro nessa discussão. Nós temos várias áreas dentro do Estado, de assentamento, de quilombolas, indígenas que nós temos que pensar. O MS tem uma PPP para fazer o saneamento urbano e agora, dentro do marco, nós vamos começar a discutir o saneamento rural. É uma necessidade e eu acredito que nós vamos avançar muito. Estamos dividindo o Estado em duas regiões para que possamos atender e chegar até esses locais com o saneamento que significa saúde, água e esgoto para que eles tenham qualidade de vida.”

Fonte: TCE.

Últimas Notícias:
Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos

Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos?

Os projetos de Engenharia desempenham um papel essencial na preparação das grandes cidades para períodos de chuvas intensas. Na Grande São Paulo, obras de drenagem e intervenções em infraestrutura urbana contribuem para reduzir os impactos causados pelos temporais e ampliar a proteção de comércios, moradias e vias públicas.

Leia mais »