saneamento basico
Falta de Saneamento Básico Causa Doenças

Trabalho de desobstrução retira mais de 3.500 toneladas de lixo dos sistemas de esgoto na região de Presidente Prudente em 2022

Trabalho de desobstrução

Sabesp realizou a limpeza de 6.189 redes e ramais de esgoto em 62 cidades no ano passado.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), ao longo do ano de 2022, retirou 3.570 toneladas de lixo e areia dos sistemas de esgoto nas 62 cidades atendidas pela empresa na região de Presidente Prudente (SP).

O levantamento revela que cada imóvel da região descartou, em média, 790 gramas de resíduos por mês no canal de esgoto.

LEIA TAMBÉM: MÁ GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS TRANSFORMA PAÍSES EM LIXÕES DO MUNDO

O lixo chega à rede coletora de esgoto por meio do lançamento irregular em pias, ralos e vasos sanitários.

Já a areia é carreada para as redes de esgoto principalmente nos imóveis em que não existem duas saídas: uma para a água da chuva e outra para o esgoto.

“Essas práticas sobrecarregam a rede coletora e podem ocasionar entupimento da rede e vazamento de esgoto na rua e dentro dos imóveis. Além disso, o lixo na rede pode atrair pragas urbanas, como baratas, para as residências”, explica o gerente da Sabesp na região de Presidente Prudente , Fábio Ribeiro Nunes.

O gerente também destaca que o lixo que chega às estações de tratamento não pode ser reciclado, devido ao contato com o esgoto, e ainda prejudica o funcionamento das estruturas. Ao longo de 2022, a Sabesp realizou 6.189 desobstruções de redes e ramais de esgoto nas 62 cidades consideradas no levantamento.

Lixos irregulares

Entre os detritos encontrados nas redes coletoras e nas estações elevatórias e de tratamento de esgoto, estão peças de roupas, fraldas descartáveis, escovas, embalagens de pastas de dentes e itens plásticos em geral. Todos estes materiais deveriam ser destinados às lixeiras e não a pias, ralos e vasos sanitários. Já o óleo de cozinha deve ser armazenado em garrafas plásticas e entregue em pontos de coleta para reciclagem.

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »