saneamento basico

Comlurb/RJ recolheu 558 toneladas de lixo após festas de Réveillon

A Comlurb divulgou o balando do recolhimento de lixo após as festas de Réveillon na cidade. De acordo com a empresa de limpeza urbana, foram retiradas 558 toneladas de lixo das ruas, sendo que 290 toneladas foram removidas apenas no bairro de Copacabana, que recebeu dois milhões de pessoas para a festa da virada do ano.

Entre o lixo retirado de Copacabana, 41 toneladas eram de resíduos potencialmente recicláveis e 249 toneladas de lixo. O número é 20% menor do que as 363 toneladas de lixo retirada de Copacabana na chegada de 2016.

Toda a operação de limpeza mobilizou 3.863 garis, 646 profissionais de limpeza e contou com a instalação de 1.385 contêineres, além de 247 veículos e equipamentos disponibilizados, como caminhões, pás mecânicas, caminhões-pipa para atender toda a orla e as festas públicas.

No Parque Madureira foram produzidas 7,5 toneladas de resíduos e o Piscinão de Ramos teve 10,5 toneladas de lixo. Na Ilha do Governador, 54 toneladas foram recolhidas. No Parque do Flamengo, foram retiradas 27,3 toneladas de lixo. Nas praias da Barra e do Recreio, foram retiradas 118,5 toneladas de detritos.

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Estudo aponta impacto do saneamento em SP na renda e saúde

Estudo aponta impacto do saneamento em SP na renda e saúde

O acesso ao saneamento básico adequado pode impactar diretamente a renda, a saúde e a qualidade de vida da população. Segundo estudo do Instituto Trata Brasil. Moradores de regiões com acesso à água tratada e coleta de esgoto podem alcançar renda até duas vezes maior do que aqueles que vivem em áreas sem infraestrutura sanitária.

Leia mais »
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »