saneamento basico

Estabelecimentos comerciais utilizam o gás natural para geração de energia

Em atuação nos segmentos industrial, veicular, comercial e residencial, a distribuidora de gás natural de Alagoas atende a sociedade há duas décadas. Como reflexo do desenvolvimento de Alagoas e dos esforços dos empreendedores alagoanos, o número de clientes comerciais da ALGÁS cresceu, em média, 10% ao ano nos últimos cinco anos.

Com o objetivo de garantir mais segurança, conforto e economia para seus estabelecimentos, a busca dos proprietários pelas melhores soluções energéticas é constante. A utilização do gás natural no horário de ponta – das 17h30 às 20h30, onde a energia custa 10 vezes mais – é uma forma totalmente eficaz de economia, além de garantir também imunidade às quedas de energia.
Recentemente, cidades das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil sofreram os impactos de um apagão decorrente de uma falha numa linha de transmissão. A falha durou cerca de 40 minutos, porém algumas localidades ficaram sem luz por mais de duas horas.

Em 2013, Alagoas e os demais estados da região Nordeste passaram por um apagão que durou cerca de cinco horas. Em Maceió, um dos únicos estabelecimentos comerciais que não sofreu o blecaute foi o supermercado Palato Farol, primeiro supermercado do Nordeste com geração de energia a gás natural no horário de ponta e em situações emergenciais como essa.

Sistema dual fuel
No início desse mês, o Maceió Shopping e a ALGÁS firmaram uma parceria que colocou em funcionamento o sistema de geração de energia dual fuel, que atende o centro de compras diariamente no horário de ponta e nos casos de falha no sistema elétrico.

O projeto específico para o Shopping consistiu na instalação de kits dual fuel em cinco geradores, originalmente movidos a óleo diesel. Após a adaptação, os cinco motores passaram a funcionar consumindo apenas 30% de óleo diesel e 70% de gás natural.

O sistema dual fuel permite queimar simultaneamente gás natural e óleo diesel, o que resulta numa elevada economia operacional, tendo em vista a diferença entre o preço do gás e do diesel. Além disso, ser uma fonte de energia limpa também é um atributo marcante do gás natural. Dessa forma, as emissões de poluentes são reduzidas, o que permite o cumprimento da legislação, cada vez mais restrita, referente às emissões gasosas.

A adaptação se reverte em saldo positivo para todos os envolvidos e as vantagens podem ser observadas na redução significativa do impacto ambiental dessa operação, na economia proporcionada ao Maceió Shopping com a redução dos custos operacionais e, para a ALGÁS, no aumento do volume de consumo mensal de gás natural, desse cliente, na ordem de 16.000m³.

Fonte: Tribuna Hoje
Veja mais: http://www.tribunahoje.com/noticia/93538/economia/2014/02/10/estabelecimentos-comerciais-utilizam-o-gas-natural-para-geraco-de-energia.html

Últimas Notícias: