saneamento basico

Leilão no PI deve atrair R$ 800 milhões em investimentos na área de energia solar

“O Piauí será autossuficiente em energia renovável” – a afirmação é do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que comemora investimentos tanto no setor de energia eólica, como na energia solar. Em entrevista à Coluna Economia & Negócios, do Cidadeverde.com, o gestor disse que, com a conclusão do Parque Eólico da Chapada do Araripe, o Piauí consumirá apenas 20% da energia produzida.

O parque eólico conta com investimentos de R$ 7,1 bilhões, iniciados em julho de 2014 e que vão até dezembro de 2017, e capacidade instalada na ordem de 1,4 gigawatt (GW) de energia. Com isso, o Piauí passa a produzir 181% da energia que foi consumida no ano de 2013 e poderá ser exportador de energia. O projeto tem aumentado a arrecadação da região e fortalecido a economia local.

Segundo o diretor executivo da empresa Casa dos Ventos, Clécio Eloy, o empreendimento possibilitou a geração de 4 mil empregos diretos ao longo da construção da obra, com o aproveitamento da mão de obra local, e manutenção de cerca de 300 postos após a sua conclusão. De acordo com ele, cerca de três empregos indiretos são gerados para cada emprego direto, o que representa 12 mil empregos indiretos para outras atividades na região. “Só do que já está contratado, vamos pagar R$ 1,2 milhão por mês para os pequenos proprietários de terra que recebem as torres de geração de energia,”, acrescenta Clécio.

Energia solar – Mais R$ 800 milhões

O governador também se mostrou otimista quanto aos investimentos na energia solar do Estado e afirmou que o governo vai elaborar um leilão à parte do restante do país para atrair novos investidores. “Vamos fazer um leilão separado de energia solar. O que mais o Piauí tem é sol e nós vamos vender esse sol, transformá-lo em energia. A estimativa é que consigamos cerca de R$ 800 milhões em investimentos com a potência da nossa energia solar. O caminho para o Piauí é, portanto, a energia renovável”, declarou Wellington Dias.

 

Fonte: Cidade Verde.com

Últimas Notícias:
Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

A Polpel, única empresa no Brasil especializada na reciclagem de liners — o papel revestido de silicone que sobra após colar figurinhas. Projeta processar duas toneladas do material durante a Copa do Mundo de 2026, volume quase dez vezes superior às 230 quilos registrados na edição de 2022. O salto reflete a adesão de grandes companhias, como a Natura (NATU3), e uma campanha viral nas redes sociais que mobilizou pessoas físicas a enviarem os resíduos diretamente para a recicladora, localizada em Guarulhos (SP).

Leia mais »