saneamento basico

Leilões de energia movimentam R$ 83 bilhões em 2013

Os leilões de contratação de energia elétrica para o mercado regulado realizados em 2013, operacionalizados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), representaram uma movimentação financeira de R$ 83,53 bilhões ao longo dos contratos de compra e venda de energia.

Os certames viabilizarão, ao todo, 7.145 megawatts (MW) em novas usinas, o que equivale a pouco mais da metade da capacidade instalada da usina hidrelétrica de Itaipu, com 14.000 MW em geração de energia.
O maior montante da movimentação financeira está atrelado aos dois leilões de energia nova A-5, que envolveram cerca de R$ 56 bilhões. Em seguida aparece o leilão de reserva, com R$ 13 bilhões; o A-3, com R$ 7,25 bilhões; e o leilão de energia existente A-1, com R$ 6,2 bilhões.

Ao longo do ano, praticamente todas fontes de energia puderam participar dos certames: hidrelétricas, PCHs, parques eólicos, usinas a biomassa e térmicas a carvão e gás natural, além de plantas solares. O destaque, porém, ficou por conta da energia dos ventos e da água. Foram 4.710,6 MW em usinas eólicas contratadas, um recorde na história da fonte no país, além de 1.145 MW em hidrelétricas e 481,28 MW em PCHs. Sagraram-se vencedores em leilão, ainda, 808 MW em empreendimentos a biomassa.

O resultado dos certames mais recentes – um A-3 realizado em novembro e os leilões A-5 e A-1 de dezembro – foram apresentados pela CCEE nesta segunda-feira (6), durante o evento mensal Info PLD. No encontro, foram utilizados como base os boletins InfoLeilão, elaborados pela gerência executiva de Leilões e Mercado Regulado da CCEE após cada certame.

Fonte: Correio do Brasil
Veja mais: http://correiodobrasil.com.br/meio-ambiente/energia/leiloes-de-energia-movimentam-r-83-bilhoes-em-2013/675905/

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »