Na última quarta-feira, 07 de dezembro, a sede do Ministério das Cidades recebeu o seminário do PROBIOGÁS – “2º Dialogo Técnico Sobre Biogás em ETEs no Brasil”, que discutiu o fomento e aproveitamento de Biogás entre Ministério das Cidades e parceiros: universidade, prestadores dos governos estaduais e municipais e empresas privadas do setor.
O projeto PRÓBIOGÁS realizou a “Campanha de medição de biogás e de parâmetros de tratamento em reatores tipo UASB”. Assim, foram apresentados e discutidos os resultados de mais de um ano de trabalho, em uma parceria entre 10 Estações de Tratamento de Esgotos – ETEs participantes, de diferentes estados dentro do território nacional.
Durante a abertura do evento, o Diretor de Articulação Institucional da Secretaria Nacional de Saneamento, Ernani Ciríaco de Miranda agradeceu os presentes pela oportunidade de ampliar o debate sobre os avanços na implantação do Biogás. “Quero agradecer a parceria da GIZ com o Ministério das Cidades neste projeto. Hoje temos satisfação de dizer que o Ministério das Cidades tem algum conhecimento e bagagem sobre o Biogás nas estações de tratamento de esgoto. Nós estamos preparados para assumir projetos e estudos que se façam necessários na continuidade deste trabalho. Temos muito que avançar, estamos apenas começando, mas o tema está na pauta de Saneamento. Nós evoluímos bastante neste processo.”
Magnus Caldeira, Analista de Infraestrutura explicou que o desafio é buscar soluções viáveis para ampliar os níveis de produção e utilização de Biogás. “ Precisamos aprofundar os conhecimentos sobre o potencial real de produção energética para que possamos subsidiar tecnicamente os projetos de engenharia e ampliar o aproveitamento deste tipo de energia renovável.”
Produção sustentável de energia – Resultado de um diálogo técnico entre Brasil e Alemanha, o PROBIOGÁS – Projeto de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil – é uma iniciativa de cooperação entre os governos do Brasil e Alemanha, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
Há quatro anos, a parceria intergovernamental visa fomentar soluções para ampliar o uso energético eficiente do biogás, com foco no aproveitamento do biogás gerado no tratamento anaeróbio dos esgotos sanitários, dos resíduos sólidos urbanos, agropecuários e dos efluentes agroindustriais. E assim, contribuir para a redução de emissões de substancias nocivas, responsáveis pelo efeito estufa no planeta.
Fonte: Ministério das Cidades