saneamento basico

ONS diz que vai sugerir redução de consumo de energia, se necessário

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, disse nesta quinta-feira (8) que é sua “obrigação” propor ao governo medidas para redução do consumo de energia no país, caso os levantamentos feitos pelo órgão apontem que o sistema não tem condições de atender à demanda do país devido à queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas. De acordo com ele, porém, isso ainda não aconteceu.

“Se chegarmos à conclusão de que não há condições de atender à carga [consumo de energia], é nossa obrigação propor medidas adicionais, sejam elas quais forem”, disse Chipp durante audiência pública no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, que discute a situação do setor elétrico.

Durante a sua exposição, Chipp também afirmou que não é possível atender ao “pleito” da sociedade brasileira para o setor elétrico, que é de geração de energia por meio de fontes limpas e com alto grau de segurança em sua transmissão, mas a custos baixos.

Em oportunidades anteriores, ao comentar a ocorrência de apagões no país, o diretor-geral do ONS já havia afirmado que o risco dessa falhas pode ser reduzido com novos investimentos, mas que isso levaria ao aumento da tarifa de energia.

Fonte: G1
Veja Mais: http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/05/ons-diz-que-vai-sugerir-reducao-de-consumo-de-energia-se-necessario.html

Últimas Notícias:
Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Cobrada em algumas cidades há décadas e recém-implantada em outras, a chamada “taxa de lixo” tem ganhado espaço nos debates públicos do Alto Tietê. Embora a medida costume gerar resistência da população, especialistas afirmam que a cobrança deixou de ser apenas uma opção das prefeituras e passou a ser uma exigência legal prevista na Lei Federal nº 14.026/2020, conhecida como Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que determina que os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos tenham sustentabilidade econômico-financeira, ou seja, uma fonte específica de arrecadação.

Leia mais »
SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

Melhorar a transparência na gestão de resíduos e criar mecanismos mais eficientes. Para acompanhar os resultados da logística reversa estão entre os desafios de Santa Catarina para avançar na economia circular. Para atender a essa demanda, o estado ganhou uma nova plataforma digital. Com ela, será possível acompanhar, de forma integrada, todo o fluxo da logística reversa no estado.

Leia mais »